INSS

Serviço de perícia é retomado em duas agências do INSS no Recife

Após imbróglio entre peritos e órgão, serviço retorna após paralisação devido a pandemia

Agência do INSSAgência do INSS - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O serviço de perícia médica realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi retomado de forma parcial nesta segunda-feira (21), após imbróglio entre os médicos peritos e o órgão. Das oito agências que funcionam em Recife, apenas duas estão oferecendo o serviço: Casa Amarela e Corredor do Bispo (localizada no bairro da Boa Vista). As demais agências estão funcionando presencialmente, mas sem a realização de perícia.

Com atendimento programado para iniciar às 7h30, a agência Corredor do Bispo registrou atrasado e só começou as perícias às 9h30. Segundo o INSS, o atraso aconteceu porque o médico responsável pelo turno da manhã não compareceu, precisando aguardar a chegada de um outro perito indicado pela Associação Nacional dos Médicos Peritos (AMNP). No total, foram realizados 24 atendimentos, com um perito em cada turno.

Na agência de Casa Amarela foram realizados 36 atendimentos, com dois peritos pela manhã e dois peritos à tarde. As perícias tiveram início no horário programado, 7h30, sem que houvesse nenhuma intercorrência. As duas agências funcionaram até às 17h30, conforme agendamento prévio.

As demais agências, porém, ainda não possuem data definida para a volta. Segundo o INSS, o retorno vai depender do calendário de vistoria para verificação das conformidades das unidades, realizada pela AMNP. Caso não aja necessidade de adequação, o serviço de atendimento voltará de imediato. Ainda não se sabe, porém, quais as próximas agências a serem vistoriadas. Os serviços oferecidos por essas unidades são os de avaliação social, cumprimento de exigências, justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional.

Os atendimentos estão sendo realizados apenas para os segurados que agendarem o serviço previamente. O agendamento é feito de forma remota, pelo aplicativo do órgão (Meu INSS) ou pelo telefone 135.

Entenda o imbróglio

A retomada das atividades presenciais nas agências do INSS iniciou na semana passada. Desde então, peritos se recusam a trabalhar alegando que as unidades ainda não estão adequadas para o retorno. Na sexta-feira, o Ministério da Economia publicou no Diário Oficial uma convocação imediata dos peritos médicos federais, que seria ignorada, segundo a associação de médicos.

Veja também

Petrobras tem prejuízo de R$ 1,5 bilhão no terceiro trimestre
petrobras

Petrobras tem prejuízo de R$ 1,5 bilhão no terceiro trimestre

Comprar da Sulanca agora será possível por via digital
Compras

Comprar da Sulanca agora será possível por via digital