Setor de bebidas registra queda na demanda e no faturamento

Com 120 empresas em Pernambuco, as pequenas são as que mais sentem as dificuldades

Segmento apresentou queda em Pernambuco Segmento apresentou queda em Pernambuco  - Foto: Reprodução/Pixabay

O setor de bebidas também está passando por dificuldades na pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal, do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), o segmento apresentou um recuo de 18,8% em março deste ano contra o mesmo período do ano passado. Boa parte das vendas do segmento industrial está associada ao consumo de bares, restaurantes e festas públicas, que sofrem forte impacto pelos efeitos da Covid-19.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias da Cerveja e Bebidas em Geral, do Vinho e de Águas Minerais de Pernambuco (Sindibebe), Ricardo Heráclio, o Estado segue a tendência nacional de retração, situação que vem afetando uma cadeia produtiva que reúne 120 empresas. “Isso acontece porque, neste momento, o consumidor final está optando por garantir os bens essenciais de consumo, evitando gastos com outras despesas em virtude, até, do cenário de incerteza”, afirmou, destacando que o coronavírus chegou a afetar entre 30% e 50% o faturamento das indústrias de bebidas no Estado.

Leia também:
Crise do coronavírus leva 1,5 milhão de brasileiros ao seguro-desemprego
Serviços têm queda de 6,9% em março, primeiro mês sob a pandemia do coronavírus


O que reforça uma queda no setor é também uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), que revelou que, assim como confecções, gesso, móveis, cerâmica vermelha e metalmecânica, a cadeia de bebidas tinha sido uma das mais afetadas com a crise atual. Para se ter ideia, 61,88% respondentes indicaram queda acima de 50% em seus faturamentos.

Para o proprietário da Cachaçaria Tabocas, João Nunes, a situação para o microempresário também não é fácil. Segundo ele, o faturamento caiu 80%, sendo preciso rever o posicionamento e recorrendo para a produção momentânea de álcool a 70% para garantir, ao menos, a sobrevida. “Como sou um pequeno produtor, eu faço tudo. Sem demanda, passou a ficar mais difícil levar o negócio”, lamentou.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Apple anuncia novo iPad, assinatura de podcast e iMacs coloridos
Tecnologia e Games

Apple anuncia novo iPad, assinatura de podcast e iMacs coloridos

Empresas juniores participam do Desafio Olinda de Inovação Aberta
Desafios

Empresas juniores participam do Desafio Olinda de Inovação Aberta