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Snap lançará óculos de realidade aumentada em 2026, antes da Meta. Veja o que já se sabe

Preço ainda não foi divulgado, mas CEO da empresa garante que custará menos que o Vision Pro, da Apple

"Specs", futuro óculos de realidade aumentada do Snap, será uma versão menor do Spectacles, disponibilizado no ano passado para desenvolvedores "Specs", futuro óculos de realidade aumentada do Snap, será uma versão menor do Spectacles, disponibilizado no ano passado para desenvolvedores  - Foto: Divulgação/Meta

A Snap planeja lançar no ano que vem seu primeiro par de óculos de realidade aumentada voltado ao consumidor, antecipando-se em vários meses ao lançamento planejado pela rival Meta, dona do Instagram e WhatsApp.

O novo acessório, chamado Specs, será uma versão menor e mais leve do dispositivo Spectacles, disponibilizado no ano passado para desenvolvedores de software, informou a empresa nesta terça-feira. Esses óculos, oferecidos a desenvolvedores por US$ 99 por mês, rodam o sistema operacional Snap OS e são controlados por gestos com as mãos — dois recursos que também estarão presentes na versão para o público.

A Snap trabalha há anos em óculos inteligentes, embora as versões anteriores tenham se concentrado na captura de imagens e vídeos, e não em realidade aumentada. Diante do sucesso crescente da Meta com a linha de óculos Ray-Ban e da previsão de lançamento dos óculos de RA da empresa em 2027 — codinome Artemis —, a decisão da Snap de avançar com um hardware voltado ao consumidor ganhou nova urgência.

Os Specs não usarão bateria externa, e o design atualizado será focado em conforto e usabilidade. Os óculos estarão disponíveis inicialmente na cor preta, com possíveis edições especiais no futuro, disse o CEO Evan Spiegel em entrevista. Ele não revelou o preço nem as especificações técnicas, apenas afirmou que custarão menos do que o headset Vision Pro da Apple, de US$ 3.499.

Óculos com assistente de IA
Os óculos também incluirão um assistente de inteligência artificial, uma forma de jogar com amigos e uma área estilo “estação de trabalho” onde o usuário poderá, por exemplo, navegar na internet e assistir a vídeos. “Estamos realmente focados e investindo em óculos com funcionalidades que o celular simplesmente não consegue oferecer”, afirmou Spiegel.

Na entrevista, Spiegel adiantou alguns recursos de hardware e software que estão por vir, como o uso de IA para ajudar a trocar um pneu, arrumar a mesa de jantar ou acertar uma jogada difícil no bilhar. Novas versões das Lentes do Snapchat — experiências de realidade aumentada da empresa — vão de partidas de arco e flecha com amigos a uma versão 3D do clássico jogo da cobrinha.

Segundo Spiegel, as Lentes de RA da câmera do Snapchat são usadas mais de 8 bilhões de vezes por dia, e mais de 400 mil desenvolvedores já criaram mais de 4 milhões de Lentes usando as ferramentas da Snap.

Os Specs também serão integrados a diversos modelos de IA, incluindo os da OpenAI e do Google (Alphabet), permitindo que desenvolvedores criem Lentes com IA capazes de responder em tempo real a diferentes estímulos.

O dispositivo também suportará funções como tradução de texto via IA, conversão de moeda e sugestões de receitas com base nos ingredientes disponíveis na geladeira — funcionalidades que já existem na versão mais recente dos óculos para desenvolvedores.

Diante das preocupações mais amplas da indústria tecnológica com IA e privacidade, Spiegel afirmou que a empresa leva o tema a sério.

“Independentemente do público ou da idade, a privacidade é extremamente importante para nós como empresa e será crucial para o futuro desse tipo de dispositivo”, disse ele, acrescentando que os óculos buscarão equilibrar recursos úteis com a proteção dos dados dos usuários.

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