Economia

Só 19% das empresas familiares planejam sucessão, diz pesquisa da TGI

Empresa de consultoria conversou com 80 empresas familiares para saber como estão as iniciativas pernambucanas

Georgina Santos e Cármen Cardoso, sócias da TGIGeorgina Santos e Cármen Cardoso, sócias da TGI - Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

Apenas 19% das empresas familiares contam com um plano de sucessão no Brasil. Segundo a TGI Consultoria em Gestão, as empresas familiares do Estado estão com uma maior percepção sobre a profissionalização dos sucessores das empresas, tendo um aumento de 54% nessa percepção, em relação ao ano anterior. Porém, apenas 24% das empresas realizam um processo de avaliação do desempenho do sucessor. Esses dados foram divulgados pela TGI na manhã desta sexta-feira (20) no evento “Governança nas Empresas Familiares Pernambucanas”.

Em sondagem sobre Governança nas Empresas Familiares Pernambucanas, realizada pela TGI com o objetivo de conhecer como as famílias empresárias do Estado, estão escolhendo e formando seus sucessores, a empresa conversou com 202 pessoas de mais de 80 empresas pernambucanas, e de gerações diferentes das empresas familiares. Na sondagem, foi notado um maior conhecimento das pessoas para as empresas, investindo ainda mais na formação e capacitação dos sucessores.

Entre as maiores atividades adotadas pelas empresas para o desenvolvimento dos sucessores, estão o rodízio pelas áreas de conhecimento para conhecimento dos processos (33%), feedback para os sucessores (27%), planos de desenvolvimento individual (24%), participação em associações empresariais (16%), entre outras. Um dos destaques das empresas está na necessidade do sucessor ter uma graduação completa para que possa estar presente na empresa,

Segundo Georgina Santos, coordenadora da sondagem e sócia da TGI, “a profissionalização dos sucessores é fundamental para que as empresas tenham continuidade. A pesquisa foi feita essencialmente com empresas do Estado, e mostra que a grande maioria está em processo evolutivo”, destacou.

Leia também:
Banco Central enxerga melhora no crédito a pequenas empresas
Um terço das empresas brasileiras tem dificuldades financeiras, diz Serasa
Microempresários pernambucanos estão otimistas, aponta pesquisa Amcham/TGI

No evento, o economista Werner Bornholdt promoveu uma palestra sobre a importância dos valores para as empesas familiares e como é importante uma boa organização para que a empresa perdure no mercado. “A empresa familiar é a base da economia moderna, e as principais dificuldades encontradas por elas são dentro delas mesmas, nem sempre as dificuldades são externas. Também é preciso muita conversa para que as empresas tenham uma boa sucessão, a preparação dos sucessores é fundamental”, destacou Bornholdt.

Werner Bornholdt, doutor em Psicologia e palestrante principal

Werner Bornholdt, doutor em Psicologia e palestrante principal - Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco




“As empresas que são geridas é muito grande, acreditamos que as empresas devem ser geridas por familiares e não terceiros, quando é gerida por outras pessoas a credibilidade delas pode cair”, finalizou.

 

Veja também

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
BOLSA FAMÍLIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Os planos de Elon Musk para os chamados "robotáxis" podem jogar a Tesla no caos?
TECNOLOGIA

Os planos de Elon Musk para os chamados "robotáxis" podem jogar a Tesla no caos?

Newsletter