Economia

SoftexRecife cria iniciativa para fortalecer o ramo de tecnologia do interior pernambucano

Profissional de Tecnologia da InformaçãoProfissional de Tecnologia da Informação - Foto: Pexels

Duas embaixadas serão criadas no interior pernambucano pelo Centro de Excelência em Tecnologia e Software do Recife (SoftexRecife), especificamente com polos no Agreste (Caruaru) e no Sertão do São Francisco (Petrolina). O objetivo dessa iniciativa é atrair empresas do ramo de inovação e tecnologia pernambucanas, através da conexão dos centros já existentes entre si.

“É uma iniciativa que queremos incentivar em 2022. Fizemos um mapeamento e vimos que existem quase três mil empresas atuando nessa área e que ainda não são associados. Já estão no nosso radar para que a gente possa fortalecer ainda mais o nosso setor”, explica Yves Nogueira, presidente da SoftexRecife.

Desta forma, pode-se notar que a principal ferramenta vai ser a aproximação entre os polos escolhidos com a SoftexRecife. É dando destaque à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do interior que se fortalece o cenário geral. É importante que esta força seja vista tanto na capital quanto nas outras áreas do Estado de Pernambuco.

“Escolhemos Caruaru e Petrolina para montar uma base nas cidades por serem cidades de referência. Pensamos com nosso time e definimos os embaixadores. Trabalharemos juntos para atrair associados, fortalecer a instituição e o ecossistema”, encerra o presidente da SoftexRecife.

No entanto, este é um trabalho feito em grupo. Um dos participantes é o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que acredita na aproximação proposta pela SoftexRecife e vê a iniciativa como uma forma de construir cada vez mais o futuro da cidade.

“Conversamos com Yves para levar o conhecimento para nossa cidade que se destaca muito pelo agronegócio. Acreditamos que essa tecnologia pode ser aplicada na ponta, no agronegócio, economia das coisas, negócios, serviços, indústria e também na educação para fomentar a formação dos jovens”, conta o prefeito. “Acho que será um ciclo virtuoso no médio e longo prazo”, concluiu.

Já o embaixador em Caruaru, Ascânio França, CEO da FBR Digital, diz que a cidade possui uma presença marcante na tecnologia e conta com a iniciativa da SoftexRecife para ampliá-la. “Queremos consolidar todas as iniciativas em uma única. Vai agregar bastante para as empresas que ainda não são associadas, principalmente, porque vai permitir investimentos e conexões”, explicou.

Veja também

Spotify tem lucro no primeiro trimestre, com alta de 14% no número de assinantes
negócios

Spotify tem lucro no primeiro trimestre, com alta de 14% no número de assinantes

Concurso Unificado: novas regras com proibição para candidatos saírem com provas e coleta de digital
Enem dos concursos

Concurso Unificado: novas regras com proibição para candidatos saírem com provas e coleta de digital

Newsletter