A-A+

Centro

Tapumação é primeira etapa da obra de complexo no Porto do Recife; investimento é de R$ 150 milhões

Hotel, marina e centro de convenções compõem a estrutura, que deve começar a funcionar no 2º semestre de 2023, no Bairro do Recife

Obra que transformará armazéns no Cais de Santa Rita em Centro de ConvençõesObra que transformará armazéns no Cais de Santa Rita em Centro de Convenções - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

As obras de construção do complexo multiuso do Porto do Recife, que terá hotel, marina e centro de convenções, já foram iniciadas. Recentemente, tapumes foram instalados cercando o local, no Bairro do Recife, mais precisamente onde ficavam os armazéns 15, antigo prédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 16 e 17 do Porto do Recife, nas imediações do Cais de Santa Rita. 

A iniciativa leva a assinatura do Consórcio Porto Novo, composto pela Tecla, Conic e Triunfo; sendo a primeira responsável diretamente pelo andamento da construção. O projeto é do engenheiro Eddie Pinto.

Segundo informações do consórcio, a tapumação é a primeira etapa das obras, que devem ser iniciadas, de fato, ainda neste mês de outubro, com reforma e reforço. A previsão de início das operação nos equipamentos é para o 2º semestre de 2023.

Hotel, marina e centro de convenções

A estrutura do complexo, que tem investimento previsto de R$ 150 milhões, inclui um hotel de porte quatro estrelas, com 240 leitos. O estabelecimento terá restaurantes, lojas, bares, salas de reunião, piscina e 136 vagas de garagem. 

O espaço de hospedagem dará acesso, também, a uma marina, que terá capacidade para 136 barcos e veleiros de até 70 pés. No momento, nessa parte, estão sendo executadas sondagens de confirmação dos perfis de solo para melhor dimensionamento das ancoragens dos píers.

De acordo com nota enviada pelo Porto Novo Recife, as obras do hotel encontram-se dentro do previsto no cronograma com prazo de conclusão para setembro de 2023. 

“Foram concluídos os serviços de fundação sendo cravados aproximadamente 10 mil metros de estaca, bem como as cintas e blocos em concreto auto adensado e resfriado com volume aproximado de 1.200 m³", explica o comunidade oficial, que atenta para o início de uma fase na qual será necessária maior cautela. "Estamos moldando os pórticos, cuja geometria apresenta alguns desafios, e estes serviram de suporte para a estrutura metálica que ira compor os quatro pavimentos que abrigaram os 240 quartos e um pavimento de cobertura, onde será instalada piscina e restaurante panorâmico", detalha. 

Ainda haverá um centro de convenções, que deve abrigar feiras, convenções e exposições para um público de até quatro mil pessoas. O estacionamento do local terá capacidade para 231 vagas. O acesso ao 

Empregos

Para a construção, segundo o consórcio, devem ser gerados mil empregos diretos. Na operação dos equipamentos, com previsão para o segundo semestre de 2023, a demanda por mão de obra deve chegar a 3,38 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos. 

Veja também

Ford Transit é testada para o lançamento no Brasil
FMOTORS

Ford Transit é testada para o lançamento no Brasil

Volks testa tecnologia 5G na linha de produção e mira fábricas inteligentes
FMOTORS

Volks testa tecnologia 5G na linha de produção e mira fábricas inteligentes