Educação 3.0

Técnicos e educadores da rede pública recebem qualificação em Educação 3.0

Em Pernambuco, o projeto NEO Brasil entra na fase final, com formação adaptada para o aprendizado virtual

Aluno Educação 3.0Aluno Educação 3.0 - Foto: Cortesia/Assessoria

O desenvolvimento da tecnologia vem modificando o mercado de trabalho há bastante tempo, e a pandemia do Covid-19 acelerou esse processo. Os profissionais de educação, por exemplo, estão vivenciando uma nova experiência de ensino, precisando dar aulas remotamente. Buscando capacitar os professores para uma melhor adequação aos meios digitais, o projeto Novas Oportunidades de Empregos para Jovens - NEO Brasil, um parceria da CESAR School com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, está realizando a terceira e última formação em Educação 3.0, com mais de 30 técnicos das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) do estado, além de integrantes do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

O projeto possibilitará que os participantes estejam aptos a repassar os conhecimentos de aprendizagem e ensino remotos aos professores, integrando-os ao universo digital. “Nós mudamos a estratégia do projeto para ampliar a capacitação a todos os professores da rede de escolas técnicas. Para isso, criamos essa nova fase formada pelos profissionais das 16 Gerências Regionais de Educação, que terão o papel de  disseminar a metodologia de forma sistemática e duradoura em todas as 46 escolas técnicas do estado, com potencial para atingirmos mais escolas de referência em ensino médio”, afirmou a coordenadora geral do NEO Brasil, Neylar Vilar.

A proposta visa beneficiar os mais de 75 mil jovens matriculados nas escolas técnicas do estado, disseminando práticas e conhecimentos que vão ajudá-los a atender aos desafios do trabalho do futuro, na nova era da transformação digital. Ao longo do curso serão trabalhados metodologias, projetos e vivências em Educação 3.0, avaliação e comunicação de resultados, e no último módulo, “Desenvolvimento de cenário de aprendizagem remota”, cada participante irá desenvolver uma estratégia de aplicação das expertises adquiridas para um cenário real de atuação.

Realizado em modalidade presencial para as turmas anteriores, este novo curso foi ajustado para a realidade atual de isolamento social. “Tivemos a preocupação de trazer todo o conteúdo formativo para o contexto do remoto, com o cuidado de pegar a riqueza dos ambientes de ensino para uma forma diferenciada”, comenta a gerente do projeto na CESAR School, Marcela Cox.

Ao fim desta formação, iniciada em 2018, serão 325 gestores e educadores da Secretaria de Educação e Esportes aptos a atuarem na sala de aula e na disseminação das práticas e conhecimentos da Educação 3.0 nas Escolas Técnicas Estaduais e Escolas de Referência em Ensino Médio. Outros 145  educadores de escolas técnicas do SENAI e 16 do IFPE foram beneficiados com a capacitação em Educação 3.0 dada pela CESAR School.

Veja também

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões
Loterias

Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 6 milhões

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE
Mercosul

TLC com Mercosul é "prioridade" para Europa, garante negociador-chefe da UE

Newsletter