Tecnologia permite negociar dívidas pela internet

Ferramenta atua como um "negociador online" e permite uma redução de 19% de custos no orçamento e da um retorno de 7% nas negociações

Robô Zarb 1 concentra informações jurídica e de cobrança e o Zarb II gerencia os dadosRobô Zarb 1 concentra informações jurídica e de cobrança e o Zarb II gerencia os dados - Foto: Henrique Genecy/Folha de Pernambuco

Ninguém gosta de receber ligações de cobrança, especialmente quando são várias por dia. Observando o desagrado dos clientes e a pouca eficácia do método, o escritório de advocacia Antônio Braz & Vanya Maia Advogados Associados desenvolveu uma plataforma que estabelece uma nova forma de se relacionar. O Negociador Online permite que as negociações sejam feitas diretamente pela internet, uma adaptação que resultou em uma redução de 19% de custos no orçamento da empresa. O novo modelo teve alta adesão do público: desde a implementação, o retorno depois do contato aumentou em 7%.

Ao invés de telefonemas intermináveis, uma mensagem de texto que direciona à interface é suficiente. Por aplicativo mobile ou pelo computador, é possível acessar a ferramenta e realizar a negociação e o pagamento. Das vantagens do Negociador Online, destacam-se três: a flexibilidade do horário, já que a plataforma está no ar 24 horas por dia; a privacidade no atendimento; e um maior abatimento na dívida. “Ao usar a plataforma, o titular já tem um desconto maior do que se estivesse negociando com o funcionário”, conta Antônio Braz, sócio-fundador do escritório.

Leia também:
Vendas mundiais de robôs industriais batem recorde
Robôs são alternativas para melhorar sistemas de atendimento ao consumidor
Nissan espera lançar serviço de táxis-robôs até 2020 no Japão


A ferramenta só funciona por conta do investimento tecnológico que a empresa vem fazendo há cerca de dez anos, quando Antônio Braz viu a necessidade de integrar os avanços da área ao negócio. “Temos que acompanhar a tecnologia. A recuperação de crédito não pode ficar como era antes, de porta em porta”, diz o advogado. “Os escritórios que não se adequarem estão fadados a desaparecerem”, acredita Braz.

Oito anos atrás, buscando harmonizar e otimizar o fluxo de trabalho, a firma desenvolveu o Zarb I, um sistema unificado com multifunções inteligentes que concentra informações jurídicas e de cobrança. O Zarb II chegou pouco tempo depois, agora para permitir o gerenciamento desses dados armazenados. Todas essas tecnologias operam com a atuação de 15 robôs, responsáveis por retroalimentar o banco de dados do escritório, fazendo um cruzamento com as informações das empresas contratantes.

É através dos bots que o Negociador Online consegue exibir na tela do cliente as propostas de negociação. Os avanços tiveram um efeito notável na empresa. Além da satisfação dos clientes, o uso de robôs aumentou a produtividade do tempo dos funcionários, que agora podem executar outras funções e agilizar os processos.

Veja também

Caixa abre 770 agências neste sábado para beneficiários do auxílio emergencial
Banco

Caixa abre agências neste sábado para auxílio emergencial

Mercado de trabalho não dá qualquer sinal de recuperação, diz pesquisador
Mercado

Mercado de trabalho não dá qualquer sinal de recuperação, diz pesquisador