Economia

Tecnologia permite negociar dívidas pela internet

Ferramenta atua como um "negociador online" e permite uma redução de 19% de custos no orçamento e da um retorno de 7% nas negociações

Robô Zarb 1 concentra informações jurídica e de cobrança e o Zarb II gerencia os dadosRobô Zarb 1 concentra informações jurídica e de cobrança e o Zarb II gerencia os dados - Foto: Henrique Genecy/Folha de Pernambuco

Ninguém gosta de receber ligações de cobrança, especialmente quando são várias por dia. Observando o desagrado dos clientes e a pouca eficácia do método, o escritório de advocacia Antônio Braz & Vanya Maia Advogados Associados desenvolveu uma plataforma que estabelece uma nova forma de se relacionar. O Negociador Online permite que as negociações sejam feitas diretamente pela internet, uma adaptação que resultou em uma redução de 19% de custos no orçamento da empresa. O novo modelo teve alta adesão do público: desde a implementação, o retorno depois do contato aumentou em 7%.

Ao invés de telefonemas intermináveis, uma mensagem de texto que direciona à interface é suficiente. Por aplicativo mobile ou pelo computador, é possível acessar a ferramenta e realizar a negociação e o pagamento. Das vantagens do Negociador Online, destacam-se três: a flexibilidade do horário, já que a plataforma está no ar 24 horas por dia; a privacidade no atendimento; e um maior abatimento na dívida. “Ao usar a plataforma, o titular já tem um desconto maior do que se estivesse negociando com o funcionário”, conta Antônio Braz, sócio-fundador do escritório.

Leia também:
Vendas mundiais de robôs industriais batem recorde
Robôs são alternativas para melhorar sistemas de atendimento ao consumidor
Nissan espera lançar serviço de táxis-robôs até 2020 no Japão


A ferramenta só funciona por conta do investimento tecnológico que a empresa vem fazendo há cerca de dez anos, quando Antônio Braz viu a necessidade de integrar os avanços da área ao negócio. “Temos que acompanhar a tecnologia. A recuperação de crédito não pode ficar como era antes, de porta em porta”, diz o advogado. “Os escritórios que não se adequarem estão fadados a desaparecerem”, acredita Braz.

Oito anos atrás, buscando harmonizar e otimizar o fluxo de trabalho, a firma desenvolveu o Zarb I, um sistema unificado com multifunções inteligentes que concentra informações jurídicas e de cobrança. O Zarb II chegou pouco tempo depois, agora para permitir o gerenciamento desses dados armazenados. Todas essas tecnologias operam com a atuação de 15 robôs, responsáveis por retroalimentar o banco de dados do escritório, fazendo um cruzamento com as informações das empresas contratantes.

É através dos bots que o Negociador Online consegue exibir na tela do cliente as propostas de negociação. Os avanços tiveram um efeito notável na empresa. Além da satisfação dos clientes, o uso de robôs aumentou a produtividade do tempo dos funcionários, que agora podem executar outras funções e agilizar os processos.

Veja também

Ex-rei das criptomoedas é sentenciado a 25 anos de prisão por cometer "fraude da década"
criptomoedas

Ex-rei das criptomoedas é sentenciado a 25 anos de prisão por cometer "fraude da década"

MP do governo antecipa recursos de privatização da Eletrobras para reduzir conta de luz em 3,5%
energia elétrica

MP do governo antecipa recursos de privatização da Eletrobras para reduzir conta de luz em 3,5%

Newsletter