Temer autoriza 6ª rodada de partilha do pré-sal

Presidente também autorizou rodada de licitações de blocos do pós-sal

Presidente Michel Temer fez balanço social de sua gestãoPresidente Michel Temer fez balanço social de sua gestão - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Michel Temer autorizou nesta segunda-feira (17) a realização da 6ª Rodada de Licitações de Partilha de Produção do Pré-Sal, além da 16ª rodada de blocos para exploração e produção de petróleo em bacias sedimentares brasileiras, camadas mais superficiais, chamadas de pós-sal.

A 6ª rodada de partilha do pré-sal inclui dois novos blocos, Sudoeste de Sagitário e Norte de Brava. Além disso, redimensiona outros três blocos: Aram, Cruzeiro do Sul e Bumerangue. Com isso, serão ofertados no total cinco blocos na 6ª rodada, prevista para acontecer em novembro de 2019.

Leia também:
Ibama nega licença para francesa Total explorar petróleo no Amazonas
Temer diz que inauguração parcial de centro espacial é 'ápice' de seu governo

Já a 16ª rodada de blocos do pós-sal está prevista para outubro do ano que vem. Essa rodada inclui 42 blocos distribuídos nas bacias de Pernambuco-Paraíba, de Jacuípe, de Camamu-Almada, de Campos e de Santos. As autorizações foram assinadas por Temer em cerimônia em que também foram assinados três contratos da 4ª rodada e quatro contratos da 5ª rodada do pré-sal.

Para Temer, a cerimônia foi além da mera assinatura de contratos. Foi a “celebração de uma jornada bem-sucedida” que, segundo ele, tirou a Petrobras de uma situação de desconfiança do mercado para readquirir “significação no cenário nacional e internacional”. “São setores estratégicos para o país. Quando ouço que estamos ombreando com países do Oriente Médio [na produção de petróleo] eu vejo o quanto o Brasil cresceu”, disse.

O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Décio Oddone, disse que o Brasil entra no que chamou de “segundo ciclo de investimento”. Destacou as projeções para 2030, quando se espera que o país deverá produzir 7,5 milhões de barris de petróleo por dia. A arrecadação para o mesmo período é estimada em R$ 400 bilhões.

Veja também

Caixa antecipa pagamento de terceira parcela do auxílio emergencial
Economia

Caixa antecipa pagamento de terceira parcela do auxílio emergencial

Lucro das incorporadoras cai pela metade no 1º trimestre
Economia

Lucro das incorporadoras cai pela metade no 1º trimestre