Economia

Tensões comerciais entre EUA e China em reunião do G20

Tarifas sobre o aço foram impostas por Trump que se queixa de que a China não reduz sua superprodução de aço, violando seu compromisso no G20

Tarifas comerciais sobre o açoTarifas comerciais sobre o aço - Foto: Scott Olson / Getty Images / AFP

Os Estados Unidos e a China, em disputa sobre a questão do aço, "mostraram seus dentes" nas negociações do comunicado final da reunião do G20 iniciada nesta segunda-feira (19) em Buenos Aires, informaram fontes próximas às negociações à AFP.

"A declaração final deve reconhecer que há tensões comerciais", destacaram essas fontes, faltando quatro dias para a entrada em vigor da tarifação de 25% sobre as importações de aço dos Estados Unidos e 10% sobre o alumínio.

As tarifas foram decididas pelo presidente Donald Trump, que se queixa de que a China não reduz sua superprodução de aço, violando seu compromisso no G20. "A declaração não tentará ocultar essas tensões, mas deve ressaltar que uma solução conjunta ainda é a melhor opção", disseram as fontes.

Leia também:
Governo dos EUA cria requisitos duros para poupar aço de sobretaxa
China: aço é um problema global que se não pode resolver sozinho


Antes da declaração ser publicada na terça-feira após a reunião, "a China e os Estados Unidos mostraram seus dentes" e não foi possível evitar tensões no texto final, indicaram.

Neste contexto, os ministros das finanças e os presidentes dos bancos centrais das principais economias mundiais devem evitar mencionar a palavra "protecionismo", um termo proibido desde a chegada de Trump à Casa Branca.

Em vez disso, deve-se utilizar a formulação "inward looking policies" ou "políticas orientadas internamente". A expressão, sugerida pela diretora do FMI Christine Lagarde, segundo fontes da AFP, mostra as dificuldades do G20 em chegar a um consenso.

Veja também

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco
Neoenergia

ANEEL aprova Reajuste Tarifário Anual 2024 da Neoenergia Pernambuco

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula
negociação

'Estamos preparando aumento de salário para todas as carreiras', afirma Lula

Newsletter