Economia

Teto de gastos deixa tamanho do Estado brasileiro similar a de países africanos, diz economista do P

Mello defendeu o uso das reservas internacionais para fazer investimentos. Segundo ele, o que está sendo proposto não é a venda de reservas, mas a formação de um fundo com recursos dessas reservas responsável por financiar obras de infraestrutura

Economista Guilherme MelloEconomista Guilherme Mello - Foto: Divulgação / Twitter

O teto de gastos públicos anula a Constituição de 1988 e deixa, em 20 anos, o tamanho do Estado brasileiro similar ao de países africanos, disse Guilherme Mello, economista da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Haddad (PT) nesta quarta-feira (22).

"Não vai ser destruindo o Estado brasileiro que o investimento vai aparecer. Vai ser entre a interação entre setor público e privado", disse o economista em evento da Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais) e da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Mello defendeu o uso das reservas internacionais para fazer investimentos. Segundo ele, o que está sendo proposto não é a venda de reservas, mas a formação de um fundo com recursos dessas reservas responsável por financiar obras de infraestrutura.

Leia também:
Agrinordeste acende luz para a agropecuária
Contas públicas devem fechar o ano com déficit de R$ 148,17 bilhões

No mesmo evento, José Márcio Camargo, economista da campanha de Henrique Meirelles (MDB), disse que é preciso entender a importância do teto de gastos que, em sua avaliação, não está sob risco. Ele lembrou que o aumento da despesa pública no Brasil sempre foi financiado com inflação ou aumento da carga tributária. "A partir de agora vamos ter que discutir prioridades e não existe nada mais espetacular na democracia do que isso", disse.

Camargo afirmou ainda que não trabalha com um prazo para zerar o déficit primário, mas avaliou que ele poderia ser zerado até o fim do governo, caso Meirelles seja eleito.

Veja também

Dirigente diz que BCE ainda precisa estar convencido sobre inflação, antes de cortar juros
Europa

Dirigente diz que BCE ainda precisa estar convencido sobre inflação, antes de cortar juros

Concurso Nacional Unificado: veja como emitir cartão de confirmação e o que pode ser levado
Enem dos concursos

Concurso Nacional Unificado: veja como emitir cartão de confirmação e o que pode ser levado

Newsletter