Trabalhador deve buscar qualificação
Estamos procurando fazer treinamentos com o contingente que está empregado
Para o secretário estadual de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença, o caminho, tanto para se colocar quanto para se manter no emprego, é a qualificação. “Estamos procurando fazer treinamentos com o contingente que está empregado. Afinal, para se manter no mercado é preciso estar atualizado, objetivando o aumento da produtividade”, afirma o secretário.
O fundador e presidente do Grupo Prepara, Rogério Gabriel, reitera o pensamento de Alexandre Valença. De acordo com ele, com a diminuição de postos de trabalho, os empregos ficam mais disputados e se destacam os candidatos mais completos, que conseguem concentrar multitarefas. “Por isso, em momentos de crise, a capacitação e a profissionalização conquistadas por meio de cursos e reciclagem são extremamente importantes para que o profissional se diferencie no mercado”, comenta.
Retomada
Sobre perspectivas futuras, ambos concordam com a retomada da geração de emprego, diferente da maioria, ainda neste ano. “Após atingir uma queda de emprego nas indústrias de base, bens duráveis, de família e consumo direto, como o setor de alimentos, o último passo desse ciclo de recessão é a demissão na administração pública. Acredito que não temos mais para onde cair quando atingirmos esse último ponto de ajuste na nossa economia como o Estado. A partir de agora, é acreditar na retomada, mesmo que discreta, da geração de emprego”, pontua Alexandre Valença.
Veja também

Mundo ganhou 1 milhão de pobres e um bilionário a cada 30 horas na pandemia
