Trabalhador deve buscar qualificação

Estamos procurando fazer treinamentos com o contingente que está empregado

 

Diante da previsão de que a retomada da geração de emprego só deve ocorrer a partir do próximo ano, o que é preciso ser feito até lá? Afinal, serão 11 meses de uma espera que para milhões de brasileiros parece não ter fim.

Para o secretário estadual de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença, o caminho, tanto para se colocar quanto para se manter no emprego, é a qualificação. “Estamos procurando fazer treinamentos com o contingente que está empregado. Afinal, para se manter no mercado é preciso estar atualizado, objetivando o aumento da produtividade”, afirma o secretário.

O fundador e presidente do Grupo Prepara, Rogério Gabriel, reitera o pensamento de Alexandre Valença. De acordo com ele, com a diminuição de postos de trabalho, os empregos ficam mais disputados e se destacam os candidatos mais completos, que conseguem concentrar multitarefas. “Por isso, em momentos de crise, a capacitação e a profissionalização conquistadas por meio de cursos e reciclagem são extremamente importantes para que o profissional se diferencie no mercado”, comenta.

Retomada
Sobre perspectivas futuras, ambos concordam com a retomada da geração de emprego, diferente da maioria, ainda neste ano. “Após atingir uma queda de emprego nas indústrias de base, bens duráveis, de família e consumo direto, como o setor de alimentos, o último passo desse ciclo de recessão é a demissão na administração pública. Acredito que não temos mais para onde cair quando atingirmos esse último ponto de ajuste na nossa economia como o Estado. A partir de agora, é acreditar na retomada, mes­mo que discreta, da geração de emprego”, pontua Alexandre Valença.

 

Veja também

70% dos acordos não repõem inflação, e salários encolhem
Economia

70% dos acordos não repõem inflação, e salários encolhem

Governo reduz mistura de biodiesel após preço do combustível disparar
Economia

Governo reduz mistura de biodiesel após preço do combustível disparar