Economia

Transposição do Rio São Francisco chega em Cabrobó e Terra Nova

Reservatório Serra do Livramento, que vai levar água para 12 mil pernambucanos, deve ser inaugurado nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Integração

O ministro da Integração Nacional, Helder BarbalhoO ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho - Foto: celpe, centro-oeste , crédito , educação , en

Mais doze mil pernambucanos devem passar a receber as águas do Velho Chico. É que está prevista para esta quinta-feira (5) a abertura das comportas do Reservatório Serra do Livramento, em Cabrobó. A estrutura representa mais uma etapa do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e deve ser inaugurada pelo ministro da Integração, Hélder Barbalho, que, ontem, prometeu concluir a Transposição até junho deste ano.

“Amanhã [hoje] estarei em Pernambuco para liberar água para 12 mil pernambucanos. Daqui a poucos dias, Vossa Excelência estará inaugurando a última estação de bombeamento, na cidade de Salgueiro. E ao término do semestre estará concluindo a efetividade daquilo que é o maior projeto de segurança e infraestrutura hídrica do País”, anunciou Barbalho, ao presidente Michel Temer, ontem, durante a reunião do Conselho Deliberativos (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Brasília. Barbalho ainda prometeu ampliar as iniciativas de revitalização do São Francisco, para que a bacia atenda 505 municípios brasileiros.

Leia também:
Transposição do São Francisco leva água a 1 milhão de pessoas de Pernambuco e Paraíba
Reforço para acelerar abastecimento via Transposição

Segundo o Ministério da Integração, o Reservatório Serra do Livramento vai beneficiar os moradores de Cabrobó e Terra Nova, no Sertão de Pernambuco. O reservatório vai receber as águas do Velho Chico por meio da segunda estação de bombeamento do Eixo Norte da Transposição, inaugurada em fevereiro, e também vai enviá-las para a terceira estação do projeto, em Salgueiro. É esta última estação que vai levar água ao Ceará e ao oeste da Paríba, finalizando o Projeto de Integração, que está em obras há mais de dez anos.

Veja também

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
BOLSA FAMÍLIA

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Senado vota nesta quarta (24) projeto que autoriza governo a antecipar R$ 15 bi em despesas
BRASIL

Senado vota nesta quarta (24) projeto que autoriza governo a antecipar R$ 15 bi em despesas

Newsletter