Tribunal Regional do Trabalho terá nova diretoria em 2019

Em visita à Folha de Pernambuco, Carvalho, que estava acompanhado da vice-presidente eleita do TRT, a desembargadora Dione Furtado, convidou a diretoria do Grupo EQM para a cerimônia

Eduardo Monteiro (centro) recebe convite para a posse de Dione Furtado e Valdir CarvalhoEduardo Monteiro (centro) recebe convite para a posse de Dione Furtado e Valdir Carvalho - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Eleito por unanimidade para presidir o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) no biênio 2019-2021, o desembargador Valdir Carvalho toma posse em 7 de fevereiro com a missão de aproximar o tribunal da população. Em visita à Folha de Pernambuco, Carvalho, que estava acompanhado da vice-presidente eleita do TRT, a desembargadora Dione Furtado, convidou a diretoria do Grupo EQM para a cerimônia.

Na ocasião, o desembargador explicou que elegeu como prioridades da sua gestão o combate ao trabalho infantil e a promoção do trabalho seguro - ações que, segundo ele, precisam de engajamento social para dar certo. “Temos que ampliar nossas fronteiras, levando o tribunal para discutir com a sociedade, porque esta é uma questão mais pedagógica que processual”, justificou o presidente eleito do TRT-PE.

A intenção de Carvalho é promover audiências públicas em câmaras municipais e escolas de todo o Estado para conscientizar a população dos riscos do trabalho infantil e também das ocupações que não oferecem condições seguras de trabalho e, assim, promover melhorias nas condições de trabalho dos pernambucanos.

Leia também:
TRTs ignoram reforma trabalhista e reajustam processos acima da inflação


Ele foi recebido pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, que confirmou presença na posse dos desembargadores. “Temos que honrar essas ações que visam melhorar e assegurar as relações de trabalho”, afirmou Monteiro.

Além de Valdir Carvalho e Dione Furtado, a desembargadora Clara Saboya vai tomar posse como corregedora do TRT-PE em fevereiro. Já o atual presidente do tribunal, o desembargador Ivan Valença, será conduzido à diretoria da Escola Judicial do TRT6 (EJ6). A cerimônia de posse está marcada para as 17h de 7 de fevereiro na Arcádia Apipucos, na Zona Oeste do Recife. No dia anterior, também será celebrada uma missa de ação de graças às 19h na Igreja Madre de Deus, no Centro do Recife.

Ações trabalhistas
Além de contribuir com a erradicação do trabalho infantil e com a promoção do trabalho seguro, o desembargador Valdir Carvalho quer dar celeridade aos processos trabalhistas quando estiver à frente do TRT-PE. Por isso, já estuda quais medidas podem ser tomadas para agilizar a marcação de audiências no Grande Recife.

“No interior, temos uma situação confortável em relação às audiências. Mas a pauta é longa na Capital e na área metropolitana. Temos varas marcando audiência de instrução para 2020. Por isso, vamos centrar esforços para trazer a pauta para um período aceitável”, afirmou, dizendo que essa medida “atende um anseio dos jurisdicionados que tanto reclamam pelo atraso na prestação jurisdicional”.

“Vamos levar a marcação de audiência, que hoje leva de seis a sete meses, para um prazo de dois a três meses. Também vamos reduzir o prazo de instrução, que hoje está em mais de um ano, para cinco ou seis meses”, assegurou.

Veja também

Microsoft anuncia frigobar inspirado no meme do Xbox Series X
E3 2021

Microsoft anuncia frigobar inspirado no meme do Xbox Series X

T-Cross Sense é a nova versão de entrada do SUV da Volks por R$ 92.990
FMotors

T-Cross Sense é a nova versão de entrada do SUV da Volks por R$ 92.990