Trump afirma que tem 'direito absoluto' de tarifas de importação
Após decisão, presidente americano instaura tarifa de 10% sobre importações por ordem executiva
O presidente Donald Trump afirmou no domingo (15) que tem autoridade para importar tarifas de importação, apesar da decisão do mês passado da Suprema Corte dos Estados Unidos de que anulou suas tarifas globais.
Após a decisão, Trump instaurou uma tarifa de 10% sobre as importações americanas por ordem executiva.
“Tenho o direito absoluto de cobrar TARIFAS de outra forma, e já comecei a fazê-lo”, afirmou em uma longa postagem na sua rede Truth Social.
O comentário é uma aparente referência às investigações que Washington iniciou na semana passada contra 60 economias, incluindo a China, a União Europeia e o Japão, para analisar as "faltas de ação diante do trabalho imposto".
A publicação de Trump aconteceu depois de Pequim solicitar a Washington que "corrigisse imediatamente suas práticas comerciais equivocadas", enquanto os países iniciavam uma nova rodada de negociações.
Leia também
• Política de Tarifa Zero no transporte coletivo de Pernambuco será discutida em audiência pública
• Estados americanos anunciam ação judicial contra nova tarifa de Trump
• Brasil terá a maior redução de tarifa média, com taxa de 15% anunciada por Trump
O Ministério do Comércio de Pequim chamou as últimas investigações americanas de "extremamente unilaterais, arbitrárias e discriminatórias". Também acusou Washington de "tentar construir barreiras comerciais".
Em outra publicação de domingo, Trump derrotou o juiz federal James Boasberg por anular as intimações ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, emitidas como parte de uma investigação sobre o custo das reformas da sede do banco central americano.
“O que Boasberg fez no caso do ‘Tarde Demais’ Powell, e em muitos outros, tem pouco a ver com a Lei e tudo a ver com Política”, afirmou Trump, ao mencionar o apelido que deu ao presidente do Fed.
O insulto republicano Powell com frequência devido às políticas do Fed sobre as taxas de juros.
Trump tem sido explícito ao reivindicar taxas de juros mais baixas, com duras críticas a Powell por considerar que ele tem sido extremamente lento em reduzi-las.
“Esta Corte completamente inepta e vergonhosa não é aquilo que a Suprema Corte dos Estados Unidos foi instituída para ser pelos nossos maravilhosos Fundadores”, escreveu o presidente.

