Trump anuncia tarifa de 25% sobre US$ 50 mi em produtos chineses

As tarifas impostas pelos EUA são para a importação de produtos chineses que contenham tecnologias muito importantes no plano industrial.

Donald Trump, presidente dos EUADonald Trump, presidente dos EUA - Foto: Saul Loeb/Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (15) a imposição de tarifas de 25% sobre US$ 50 milhões em importações de produtos chineses que "contenham tecnologias muito importantes no plano industrial", e prometeu impor mais taxas se a China adotar medidas retaliatórias.

"Minha relação formidável com o presidente Xi, da China, e o relacionamento de nosso país com a China é importante para mim, no entanto, o comércio entre nossas nações é muito desigual, há muito tempo", disse Trump em um comunicado.

Trump afirmou que a lista inclui bens do plano estratégico chinês "Feito na China 2025" para dominar indústrias de alta tecnologia que "levará crescimento econômico futuro para a China, mas prejudicará o crescimento econômico para os Estados Unidos e muitos outros países".

Leia também:
'Nós nunca falhamos, e será uma grande Copa', diz Trump sobre 2026
Europa aprova tarifas contra EUA em produtos como uísque, jeans e motos


Ao todo, a lista de produtos tarifados incluiria 284 itens. O presidente também alertou que os Estados Unidos vão impor novas tarifas se a China adotar medidas de retaliação, como novas tarifas sobre produtos americanos, serviços ou produtos agrícolas.

Veja também

Guedes defende fala sobre excesso de comida e lamenta 'ironia' da imprensa
Economia

Guedes defende fala sobre excesso de comida e lamenta 'ironia' da imprensa

Senai oferece cursos gratuitos de capacitação profissional
Oportunidade

Senai oferece cursos gratuitos de capacitação profissional