Economia

Trump diz que OPEP+ estuda cortar produção de petróleo em 20 milhões de barris por dia

Os preços do petróleo caíram devido à queda da atividade econômica global no contexto da pandemia de coronavírus, bem como à guerra de preços entre a Arábia Saudita e a Rússia

Donald TrumpDonald Trump - Foto: Drew Angerer / Getty Images North America / A

A OPEP e seus aliados estão considerando cortar a produção de petróleo em 20 milhões de barris por dia, segundo um acordo para estimular os preços, afirmou nesta segunda-feira (13) Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, país que não integra o grupo.

"Tendo participado das negociações, para dizer de forma moderada, o número que a OPEP+ está considerando cortar é de 20 milhões de barris por dia, não os 10 milhões que geralmente estão sendo relatados", escreveu Trump no Twitter.

Leia também:
Produtores de petróleo fecham acordo para corte na produção
Coronavírus já chegou a duas plataformas de petróleo
Trump diz que quando reabrir economia é decisão mais importante de sua vida

"Obrigado a todos que trabalharam comigo para recuperar essa grande indústria, principalmente a Rússia e a Arábia Saudita", acrescentou. Os preços do petróleo caíram devido à queda da atividade econômica global no contexto da pandemia de coronavírus, bem como à guerra de preços entre a Arábia Saudita e a Rússia.

Os principais produtores estão trabalhando em um pacto há dias, e um acordo foi anunciado na sexta-feira, quando Trump disse que ajudaria o México, que até então estava relutante em cortar a produção conforme solicitado.

Os preços do petróleo subiram nesta segunda-feira na Ásia, mas voltaram a cair com o fechamento dos mercados, pois os investidores temiam que o pacto não cortasse a produção o suficiente para sustentar os preços e compensar a demanda menor.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

Veja também

Uber vai acabar com o Rewards, seu programa de fidelidade
Negócios

Uber vai acabar com o Rewards, seu programa de fidelidade

Rede de supermercado amanhece com unidade fechada na Zona Norte do Recife
Campo Grande

Rede de supermercado amanhece com unidade fechada na Zona Norte do Recife