Trump se vangloria de citar deficit com Canadá sem saber se era verdade

Donald isentou o Canadá do aumento na tarifa de importação de aço, sendo este país o maior fornecedor de produtos siderúrgicos para os EUA

Presidente dos EUA, Donald TrumpPresidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Olivier Douliery / AFP

O presidente Donald Trump se vangloriou, durante um evento na quarta-feira (14), de ter insistido no argumento de que os EUA têm déficit comercial com o Canadá sem saber se a informação era verdadeira, durante conversa anterior com o primeiro-ministro do país vizinho, Justin Trudeau.

"Eu não tinha ideia", disse o republicano, segundo áudio de um evento fechado no Missouri obtido pelo jornal The Washington Post. A fala de Trump teve recepção negativa no Canadá e foi destaque no noticiário local nesta quinta-feira (15).

Leia também:
China: aço é um problema global que se não pode resolver sozinho
EUA planeja isentar Austrália de tarifas sobre aço e alumínio


Em tuíte após a repercussão do episódio, Trump disse que os EUA têm deficit com o Canadá, "assim como com quase todos os países". De fato, os EUA tiveram déficit comercial de US$ 12,1 bilhões com o Canadá em 2016. O valor, no entanto, foi mais que compensado por um superávit de US$ 24,6 bilhões em serviços. Trump isentou o Canadá do aumento na tarifa de importação de aço. O país é o maior fornecedor de produtos siderúrgicos para os EUA.

Veja também

237 mil trabalhadores com salário reduzido têm atraso em benefício do governo
economia

237 mil trabalhadores com salário reduzido têm atraso em benefício do governo

Agências do INSS não abrem nesta quarta-feira (28)
inss

Agências do INSS não abrem nesta quarta-feira (28)