Negócios

Vale terá lista tríplice de indicações para novo presidente até 30 de setembro

Eduardo Bartolomeo segue no comando até o fim deste ano e vai atuar como consultor da mineradora ao longo de 2025

Bartolomeo evitou comentar o processo de sucessão no comando da Vale: assunto do Conselho, disse a analistas Bartolomeo evitou comentar o processo de sucessão no comando da Vale: assunto do Conselho, disse a analistas  - Foto: José Palma/Divulgação

Após a Vale definir que Eduardo Bartolomeo seguirá na presidência da companhia até o fim de 2024 em meio ao conturbado processo de sucessão do executivo, a mineradora informou que vai divulgar até o fim de setembro uma lista tríplice de candidatos selecionada por uma consultoria especializada.

A data consta de um cronograma divulgado nesta quarta-feira pela mineradora sobre como o Conselho de Administração irá atuar no processo de troca do comando da companhia.

O mandato de Bartolomeo, originalmente, valeria até 26 de maio. Com o governo pressionando por uma substituição imediata na presidência da companhia, o board da Vale optou por mantê-lo por mais tempo no cargo, permitindo que ele participe da escolha de seu sucessor.

Até o dia 30 de junho, uma consultoria de padrão internacional será contratada para assumir o processo de seleção dos executivos que serão indicados à presidência da Vale.

A nova liderança será conhecida apenas em 3 de dezembro, quando acontece o Vale Day, apresentação da companhia para investidores.

A posse ocorre apenas em 1º de janeiro de 2025. Até lá, Bartolomeo seguirá no comando da companhia. Depois, passará a atuar como consultor da Vale.

Bartolomeo assumiu o comando da Vale há cinco anos e deixava clara sua vontade de permanecer na companhia. Após o fim de seu mandato, irá atuar como consultor até o fim de 2025. Nos dois primeiros meses do ano que vem, irá auxiliar na transição da gestão.

Até março, o governo Lula tentou emplacar o ex-ministro Guido Mantega para o cargo de CEO da Vale, mas a possibilidade foi fortemente criticada dentro da companhia e pelo mercado. Após o governo desistir da indicação, circularam nas bolsas de apostas os nomes de Paulo Caffarelli, ex-presidente do Banco do Brasil, e Walter Shalka, que está de saída da Suzano.

Veja também

Suape tem maior movimento da história em um único mês
Recorde

Suape tem maior movimento da história em um único mês

Vai ter horário de verão em 2024?
HORÁRIO DE VERÃO

Vai ter horário de verão em 2024?

Newsletter