Vendas de TVs aumentam no país em período pré-Copa

Aparelhos de TV registraram alta de 21% nas vendas durante os quatro primeiros meses de 2018

Comércio espera que a Copa resulte na venda de 12,5 milhões de aparelhos de tv em todo o país, total 10% superior ao de 2017Comércio espera que a Copa resulte na venda de 12,5 milhões de aparelhos de tv em todo o país, total 10% superior ao de 2017 - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Provavelmente impulsionadas pela aproximação da Copa do Mundo, as vendas de aparelhos de TV registraram alta de 21% nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2017.

Só no primeiro trimestre deste ano, a produção de televisores ficou 46,46% maior do que no mesmo período de 2017 O setor estima que, em 2018, sejam produzidos 12,5 milhões de aparelhos no país; em 2017, foram 11,3 milhões. Os dados são da empresa de pesquisas GfK.

"Geralmente, o televisor é um produto que concentra mais vendas no segundo semestre. Mas, em todo ano de Copa do Mundo, essa tendência se inverte e o maior volume de vendas fica no começo do ano", diz José Jorge do Nascimento Júnior, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

Leia também:
Celulares com TV digital serão alternativa para ver a Copa do Mundo
Fornecimento de energia será reforçado durante jogos do Brasil na Copa


Neste ano, um segundo fator tem impulsionado ainda mais o setor: a intensificação da substituição do sinal analógico pelo digital. Boa parte das pessoas tem preferido comprar um novo aparelho, mais moderno, em vez de usar um conversor."

O advogado Márcio Gomes Modesto, 39 anos, já precisava comprar uma TV e, motivado pela Copa, resolveu antecipar a compra. Nesta quinta (7), fechou o negócio. "Escolhi uma de 55 polegadas para ter mais emoção na torcida", disse. "A loja prometeu entregar até quarta-feira. Até coloquei essa condição na hora de comprar: se a TV não chegar antes da Copa começar [dia 14], eu nem quero", afirmou ele.

Dicas de compra

Para quem pretende comprar uma nova TV, a principal dica é medir a distância entre o sofá e a parede onde o aparelho ficará. Em geral, salas podem ter televisores a partir de 42 polegadas. Outra dica é a definição da tela. As TVs 4K são as melhores nesse quesito. Sua resolução é ainda maior quando comparada com uma Full HD. E o preço caiu bastante.

Veja também

Geladeiras inteligentes valem mesmo a pena?
SMART

Geladeiras inteligentes valem mesmo a pena?

Bolsonaro confirma 'taxa de juros lá em baixo' para PMs comprarem casa própria
Crédito

Bolsonaro confirma 'taxa de juros lá em baixo' para PMs comprarem casa própria