VENDAS

Vendas no varejo caem 1,0% em junho ante maio, diz IBGE

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,3% no ano e aumento de 3,5% em 12 meses

negócios negócios  - Foto: Freepik/Divulgação

As vendas do comércio varejista caíram 1,0% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 14, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda foi mais intensa do que a apontada pela mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, de 0,1%, e ficou perto da ponta mais baixa das previsões, que iam de queda de 1,2% a alta de 0,3%.

Na comparação com junho de 2023, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,0% em junho de 2024. Nesse confronto, as projeções iam de uma elevação de 2,1% a 6,9%, com mediana positiva de 5,8%.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 5,2% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve alta de 3,6%.

Varejo ampliado
Quanto ao varejo ampliado - que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício -, as vendas subiram 0,4% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal. O resultado veio abaixo da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 1,2%. As previsões iam desde uma queda de 0,2% até um avanço de 3,0%.

Na comparação com junho de 2023, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 2,0% em junho de 2024. Nesse confronto, as projeções variavam de uma elevação de 0,3% a 7,4%, com mediana positiva de 3,9%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,3% no ano e aumento de 3,5% em 12 meses.

Veja também

Dólar cai pelo 5º pregão seguido e fecha abaixo de R$ 5,50 à espera do Fed
CÂMBIO

Dólar cai pelo 5º pregão seguido e fecha abaixo de R$ 5,50 à espera do Fed

Bolsas de NY fecham perto da estabilidade, enquanto investidores aguardam decisão do Fed
MERCADO

Bolsas de NY fecham perto da estabilidade, enquanto investidores aguardam decisão do Fed

Newsletter