Vieira diz que conversa com Rubio foi muito produtiva
Eles conversaram reservadamente durante 20 minutos
O chanceler brasileiro Mauro Vieira disse que teve ótima reunião com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Em entrevista à imprensa, Vieira afirmou ainda que a conversa reservada, que durou cerca de 20 minutos, foi muito produtiva.
A conversa marca o início de uma tentativa de reaproximação entre Brasília e Washington depois de meses de tensões diplomáticas e comerciais, com o tarifaço de 50% na pauta.
Enquanto o Brasil mira principalmente na exclusão das tarifas, os Estados Unidos estão de olho em assunto estratégicos como terras raras e também uma ferramenta que está presente no dia a dia dos brasileiros: O PIX, meio de pagamento instantâneo que além de promover a democratização bancária no Brasil tem ocupado o espaço de operadoras de crédito e meios de pagamento tradicionais.
Leia também
• Mauro Vieira e Marco Rubio se reúnem por cerca de 1 hora na Casa Branca
• Haddad vê clima restabelecido entre Brasil e EUA antes de reunião de Vieira com Marco Rubio
• Mauro Vieira leva a Washington cobrança por fim de sanções e tarifas contra o Brasil
O encontro também teve o objetivo de preparar o terreno para os presidentes Lula e Trump realizarem sua primeira reunião bilateral ainda neste mês, durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia.
Pelo lado brasileiro, participaram os embaixadores Mauricio Carvalho Lyrio, que é Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores e Sherpa do Brasil no BRICS; Philip Fox-Drummond Gough, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros; e Joel Sampaio, chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social. Do lado americano, participou o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer.

