tecnologia

Visa e Mastercard têm aval do BC para testar WhatsApp Pay com outros bancos e maquininhas

A reportagem apurou que haverá uma nova rodada de conversas entre executivos do Facebook (dono do WhatsApp) e o Banco Central

Aplicativo do WhatsAppAplicativo do WhatsApp - Foto: Pixabay

A Visa e a Mastercard receberam autorização do Banco Central para retomar testes com o WhatsApp Pay e novas instituições financeiras parceiras. A oferta do serviço pelo aplicativo de mensagens segue proibida pelo órgão regulador, que analisa o novo modelo de pagamentos.

O presidente da Visa no Brasil, Fernando Teles, afirma que a autorização, dada no dia 28 de julho, responde a um pedido feito pela empresa ao regulador para incluir emissores de cartões e também credenciadoras (maquininhas) no sistema.

O BC afirma que o pedido para funcionamento do WhatsApp no Brasil "está em análise e segue o trâmite normal de aprovação", sem especificar se houve um aval para testes.

 



A reportagem apurou que haverá, na próxima semana, uma nova rodada de conversas entre executivos do Facebook (dono do WhatsApp) e o Banco Central.

O WhatsApp Pay foi lançado no dia 15 de junho e logo depois suspenso pelo Banco Central, que temia danos à concorrência. O aplicativo de mensagens tem mais de 120 milhões de usuários no país e começaria com um potencial de 51 milhões de clientes.

Para barrar o serviço, o órgão mudou regras internas e passou a ter a possibilidade de exigir autorização prévia para um novo arranjo de pagamentos (como é chamada a estrutura organizada pelas bandeiras e que liga todos os elos da cadeia de cartões).

Desde o bloqueio, o Banco Central e as empresas adotaram um tom otimista de que a liberação da funcionalidade ocorreria de forma célere.

No começo de julho, Mastercard e Visa entregaram ao BC suas propostas de funcionamento dos pagamentos pelo WhatsApp. Segundo as duas empresas, o aplicativo não tem um papel financeiro no ecossistema de pagamentos e tampouco é fechado para a concorrência de outras instituições.

A Folha de S.Paulo mostrou que os grandes bancos chegaram a testar a ferramenta, mas desistiram. Eles também foram ao BC se queixar da nova funcionalidade.

O que a Visa passa a poder testar é o funcionamento do WhatsApp Pay com outros bancos que pretendam ser parceiros.

Veja também

ABDE assinará acordo com Ministério do Desenvolvimento Social para microcrédito do Acredita
RECURSOS

ABDE assinará acordo com Ministério do Desenvolvimento Social para microcrédito do Acredita

Justiça Federal libera quase R$ 2,4 bilhões para pagamentos atrasados do INSS
RECURSOS

Justiça Federal libera quase R$ 2,4 bilhões para pagamentos atrasados do INSS

Newsletter