Vkusno & tochka: versão russa do McDonald's tem nome revelado; restaurantes reabrem neste domingo
Nome significa 'Delicioso e Ponto final' na tradução para português
Os antigos restaurantes do McDonald's na Rússia foram renomeados como "Vkusno i tochka" ("Delicioso e Ponto final" na tradução para o português). A rede americana de fast food decidiu encerrar as atividades no país por conta guerra na Ucrânia. O novo diretor da empresa é Oleg Paroyev, que participou de uma entrevista coletiva antes da reabertura de 15 lojas neste domingo (12).
A nova rede de lanchonetes, que teve seu novo logo revelado na última sexta-feira, passa por algumas mudanças para se adaptar à nova realidade do país. Pelo menos 840 dos 850 restaurantes da rede na Rússia foram vendidos para Alexander Govor, megaempresário russo que já operava 25 restaurantes do McDonald's na região da Sibéria e ex-proprietário de uma mineradora naquele país.
Leia também
• Brasil registra 27.796 casos de Covid-19 e 114 mortes em 24 horas
• Brasil goleia Argentina e vai à final do Sul-Americano de Rugby
• Presidente inaugura Vice-Consulado do Brasil em Orlando
Para dar sequência à operação, Govor precisou criar uma nova marca para substituir os famosos "arcos dourados", ícone do estilo de vida americano e do capitalismo que sumiu das paisagens de Moscou e São Petersburgo.
Neste domingo - comemorado o Dia da Rússia, feriado patriótico que celebra a independência do país - serão reabertas 15 lojas da rede. A lista inclui o McDonald's localizado na Praça Pushkin de Moscou, fechado por conta da guerra. O espaço é emblemático, já que marcou a chegada da rede de fast food no país onde, em janeiro de 1990. Milhares de soviéticos fizeram fila para provar o sabor do Ocidente.