RÚSSIA

Volkswagen e Scania suspendem operações e exportações para a Rússia

Com medo de levar calote devido às sanções econômicas que o país está sofrendo e ter seu nome ligado ao governo de Vladmir Putin, Volkswagen e Scania suspenderam seus negócios com o Kremlin

Volkswagen Volkswagen  - Foto: JENS SCHLUETER / AFP

A lista de empresas que estão aderindo o boicote à Rússia sócresce. Com medo de levar calote devido às sanções econômicas que o país está sofrendo e até mesmo de ter seu nome ligado ao governo de Vladmir Putin, desta vez foram as multinacionais Volkswagen e Scania que suspenderam seus negócios com o Kremlin.

A Scania interrompeu as entregas de caminhões e peças dereposição para a Rússia, desdea semana passada, incluindo as oriundas da subsidiária brasileira, localizada em São Bernardo do Campo, em São Paulo. A empresa não disse quantos veículos deixa de enviar para a Rússia.

Em nota, informou apenas que está monitorando de perto a situação e que decidiu que “os valores da Scania referentes à democracia, livre comércio, direitos humanos e respeito pelo indivíduo orientam todas as decisões da empresa”.

A Volks, por sua vez, disse que em razão do ataque à Ucrânia e as consequências resultantes, o Conselho de Administração do Grupo Volkswagen AG decidiu parar a produção de veículos na Rússia, até novo aviso, nas fábricas nas cidades russas Kaluga e Nizhny Novgorod.
 

“As exportações de veículos para a Rússia também serão interrompidas com efeito imediato”, avisou a empresa por nota.

As montadoras Volvo, Toyota e Ford também paralisaram suas produções ou vendas para os russos. E a lista de companhias inclui ainda vários outros setores,como as petroleiras Shell, BP e Exxon.

A Apple e o Google suspenderamvenda de aplicativos de mídia estatal russa, assim como a Netflix que parou quatro produções.

Walt Disney e WarnerMedia, principais empresas de entretenimento de Hollywood, também adiaram seus lançamentos de filmes em resposta à guerra levantada por Putin.

Veja também

Sam Altman acumulou fortuna de US$ 2 bilhões sem contar com ações da OpenAI, criadora do ChatGPT
NEGÓCIOS

Sam Altman acumulou fortuna de US$ 2 bilhões sem contar com ações da OpenAI, criadora do ChatGPT

PIB de 2023 revela que fazer dever de casa traz resultado positivo
Febraban

PIB de 2023 revela que fazer dever de casa traz resultado positivo