Logo Folha de Pernambuco

Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em baixa por tomadas de lucros antes da eleição dos EUA

O índice industrial Dow Jones caiu 0,61%

DólarDólar - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Bolsa de Nova York fechou em queda nesta segunda-feira (4) devido à realização de lucros antes de uma eleição presidencial altamente acirrada nos Estados Unidos, e a poucos dias de uma nova reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central). 

O índice industrial Dow Jones caiu 0,61%, o tecnológico Nasdaq 0,33% e o ampliado S&P 500 0,28%.

"Os operadores estão se preparando para o que é, talvez, a semana mais importante do ano", resumiu Joshua Mahony, analista-chefe de mercados da Scope Markets.

Os investidores buscam qualquer indício de vantagem entre os candidatos à Casa Branca, o ex-presidente republicano Donald Trump e a vice-presidente democrata Kamala Harris, que aparecem empatados nas pesquisas.

O dólar enfraqueceu nesta segunda-feira depois que uma pesquisa em Iowa, um estado que Trump venceu em 2016 e 2020, mostrou Kamala à frente no fim de semana.

Uma vitória de Trump é vista como positiva para o dólar e impulsiona as taxas dos títulos do Tesouro, dada a perspectiva de cortes de impostos e aumentos nas tarifas de importação, que poderiam gerar inflação.

As eleições para o Senado e a Câmara dos Representantes também são acompanhadas de perto pelos mercados, em meio a especulações de que os republicanos possam assumir o controle de ambas as câmaras do Congresso.

"Se os republicanos vencerem os três (Presidência, Senado e Câmara), isso abriria a porta para mudanças fiscais significativas, o que é negativo para os detentores de títulos", afirmou Peter Esho, fundador da Esho Capital.

"Estamos assistindo a uma realização de lucros (...) diante do que pode ser a semana mais movimentada do ano", concordou Adam Sarhan, da 50 Park Investment, em conversa com a AFP.

"Haverá muitas idas e vindas no mercado (...) até que o vencedor seja anunciado", estimou Sarhan.

Um dia após a votação, começará a reunião de política monetária do Fed. O mercado espera um corte de 25 pontos-base na taxa de juros, após um primeiro corte de 50.

Veja também

Argentina fará operação de oferta de dívida e troca de antecipada de títulos em leilão
RECURSOS

Argentina fará operação de oferta de dívida e troca de antecipada de títulos em leilão

Governo abre consulta pública para concessão de serviços de saneamento no Estado
Saneamento

Governo abre consulta pública para concessão de serviços de saneamento no Estado

Newsletter