Logo Folha de Pernambuco
TECNOLOGIA

WWDC 2025: iOS repaginado, Safari de cara nova e cautela com IA. O que esperar do evento da Apple

Sem novos iPhones ou Macs, Apple deve apostar em reformulação visual do sistema operacional, recursos de produtividade e tradução automática com inteligência artificial

Tim Cook, CEO da Apple, irá apresentar principais novidades da empresa em evento Tim Cook, CEO da Apple, irá apresentar principais novidades da empresa em evento  - Foto: AFP

A partir das 14h no horário de Brasília, nesta segunda-feira, a Apple realiza a sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC 2025. O evento, sediado na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia, se estende até sexta-feira.

Como de costume, o CEO Tim Cook fará a apresentação inicial, com anúncios focados em software. A expectativa é que a Apple revele uma reformulação visual completa de seus sistemas operacionais, avance de forma tímida em ferramentas de inteligência artificial e deixe de lado, por ora, grandes novidades em hardware.

“As mudanças em IA serão surpreendentemente modestas e provavelmente não impressionarão os observadores da indústria, especialmente considerando o ritmo acelerado de inovação de empresas como Google (Alphabet), Meta, Microsoft e OpenAI”, escreveu o jornalista da Bloomberg Mark Gurman, conhecido por antecipar com precisão os lançamentos da Apple.

 

O momento é de pressão para a companhia, que tem estado sob desconfiança de investidores em relação a capacidade de disputar os avanços com inteligência artificial. A empresa chegou a adiar por tempo indeterminado a reformulação do assistente de voz Siri. Recentemente, promoveu uma reestruturação na liderança da equipe de Siri e IA.

Enquanto isso, Jony Ive, ex-chefe de design da empresa e cocriador do iMac, iPod, iPhone, iPad e Apple Watch, uniu-se a Sam Altman, da OpenAI, para desenvolver novos dispositivos de hardware. Já a Samsung Electronics avança no campo da IA e planeja uma parceria ampla com a startup Perplexity.

Veja, a seguir, o que esperar do WWDC 2025.

Novo visual e nome do IOS
O anúncio de maior destaque será uma nova interface para todos os sistemas operacionais da Apple, incluindo o CarPlay. O novo visual será chamado de “Solarium”, baseado no sistema operacional que roda no Vision Pro, óculos de realidade mista da empresa. Para o usuário, a mudança significará maior uso de luz e transparência em todos os sistemas da Apple.

As barras de ferramentas e de abas terão novo visual, e haverá ícones de aplicativos e botões redesenhados. Também haverá um foco importante no uso de menus flutuantes (pop-out menus), permitindo que o usuário clique em um botão e visualize rapidamente uma lista de opções adicionais. No Mac, a barra de menus e os botões das janelas também ganharão novo design.

Como parte dessa reformulação dos sistemas operacionais, a empresa deve abandonar os números do IOs com base na versão, para adotar uma atualização com base nos anos. Isso significa que a Apple vai lançar o iOS 26, iPadOS 26, tvOS 26, visionOS 26, macOS 26 e watchOS 26 — todos nomeados com base no ano de 2026.

No iPhone, iPad e Mac, há mudanças também nos widgets, as visualizações personalizáveis na tela inicial que inclui dados como previsão do tempo e compromissos. O recurso foi redesenhado para combinar com uma nova interface. No entanto, a funcionalidade será basicamente a mesma de hoje e eles não terão um papel ampliado na experiência do usuário.

Mudanças no Telefone, Safari e Câmera
Embora a maioria dos aplicativos principais do iOS e do iPadOS não receba mudanças além do novo visual, três deles passarão por reformulações significativas: os apps Telefone, Safari e Câmera.

O aplicativo Telefone, que pouco mudou desde sua versão original no iPhone OS de 2007, ganhará no iOS 26 uma nova visualização que combina contatos favoritos, chamadas recentes e recados em uma única janela rolável. Essa abordagem modernizada será opcional, e os usuários poderão alternar para a interface tradicional por meio de um botão no próprio app.

Já Safari terá um visual significativamente atualizado, com destaque para uma barra de endereços mais translúcida e com aparência de vidro. O aplicativo Câmera será reformulado com foco na simplicidade. A Apple adicionou vários modos de foto e vídeo nos últimos anos — como vídeo espacial, panorama e gravação em câmera lenta —, e isso tornou a interface atual um tanto confusa. No iOS 26 e no iPadOS 26, a Apple está repensando esse layout

O aplicativo Câmera será reformulado com foco na simplicidade, depois da Apple adicionar vários modos de foto e vídeo nos últimos anos, como vídeo espacial, panorama e gravação em câmera lenta, o que tornou a interface um tanto confusa. O app Mensagens também receberá uma atualização importante, com o objetivo de competir com o WhatsApp, da Meta. As duas principais novidades serão a possibilidade de criar enquetes e de configurar uma imagem de fundo.

App de produtividade no Iphone e Ipad
A Apple também vai ampliar o tradicional app Preview, do macOS, ao iPadOS e ao iOS para os usuários do iPhone e iPad. A solução nativa ajuda no gerenciamento, anotação e edição de PDFs. O aplicativo terá aparência semelhante à versão do Mac, com uma tela inicial no mesmo estilo de apps como o Pages e o Keynote: um logotipo grande no topo exibindo o nome Preview e uma galeria de opções de documentos logo abaixo. O app será pré-instalado, sem necessidade de ser baixado pela App Store.

Outro aplicativo pré-instalado será o Games. Ele centraliza o download de jogos e o acesso à plataforma Apple Arcade em um único lugar, funcionando como uma versão da App Store voltada apenas para games.

O app contará com cinco abas: Início (Home), Arcade, Jogar Juntos (Play Together), Biblioteca (Library) e Busca (Search). Com o lançamento recente do Nintendo Switch 2, a Apple espera que o novo app aumente a relevância dos seus dispositivos no mercado de jogos móveis. No entanto, segundo fontes da Bloomberg, o aplicativo não deve causar grande impacto e tem funcionalidades limitadas.

O Vision Pro ganhará suporte à rolagem com os olhos e compatibilidade com controladores manuais de terceiros, como os do PlayStation VR, ampliando as formas de interação no visionOS. No iPad, a Apple vai reformular os recursos de multitarefa, tornando-os mais próximos dos do Mac — com exigência de teclado e trackpad em alguns casos. O Apple Pencil será atualizado com uma ponta digital voltada à caligrafia árabe, e o teclado virtual passará a contar com um modo bidirecional para alternância entre árabe e inglês.

Tradução, bateria e emojis: as novidades com IA
O anúncio mais importante relacionado à IA para desenvolvedores será a abertura, pela primeira vez, dos modelos fundacionais da Apple — os grandes modelos de linguagem que alimentam o Apple Intelligence. Isso permitirá que criadores de aplicativos desenvolvam seus próprios recursos de IA utilizando a mesma tecnologia usada pela Apple para criar ferramentas.

Para o usuário, a atualização mais visível em inteligência artificial será a integração de tradução em todo o sistema. A Apple lançou seu aplicativo Traduzir há alguns anos e, agora, a funcionalidade está sendo incorporada aos seus sistemas operacionais como um recurso do Apple Intelligence.

O principal uso será a tradução ao vivo de chamadas telefônicas e mensagens de texto. Ao mesmo tempo, a empresa também está preparando a tradução de conversas ao vivo para usuários de AirPods. O Google já oferece muitos desses recursos no Android há vários anos.

A empresa também está preparando um modo de otimização de bateria com IA para economizar energia nos iPhones. Essa funcionalidade pode ser lançada posteriormente, já que foi desenvolvida em conjunto com o modelo mais fino do iPhone 17, previsto para ser lançado ainda este ano. A tecnologia é especialmente adequada a esse dispositivo, já que ele contará com uma bateria menor.

Por fim, em IA, a Apple também vai atualizar o Genmoji, permitindo que usuários combinem dois emojis padrão para criar um novo. O app Atalhos (Shortcuts) também será reformulado com integração ao Apple Intelligence.

O que não esperar do WWDC 2025
Boa parte dos próximos passos da Apple em inteligência artificial ficará de fora do WWDC de 2025. A empresa está negociando, por exemplo, o uso do modelo de inteligência artificial Gemini, do Google, como alternativa ao ChatGPT, que atualmente alimenta recursos como a Siri e as ferramentas de escrita. Apesar de sinais de que um acordo estaria próximo, não haverá anúncio durante o evento.

Já a nova versão da Siri, com IA mais avançada e capacidade de acessar dados pessoais e controlar melhor os aplicativos, segue em desenvolvimento. Chamada internamente de LLM Siri, essa versão só deve ser lançada em um ou dois anos e não será apresentada neste evento.

Outros projetos de IA da Apple também estão atrasados. A reformulação completa do app Calendário foi adiada para 2026, com lançamento previsto nas próximas versões dos sistemas operacionais. O mesmo vale para o novo app Saúde.

Não há previsão também de lançamento de dispositivos como iPhones, iPads ou Macs no evento, inteiramente focado em software.

Veja também

Newsletter