Bora Pernambucar

Bezerros: acolhimento interiorano repleto de opções culturais

Estação da Cultura - Museu e Espaço Papangu, em BezerrosEstação da Cultura - Museu e Espaço Papangu, em Bezerros - Foto: Ed Machado

A pandemia de Covid-19 tem exigido uma mudança completa no modo de planejar uma viagem. Todos os cuidados -a exemplo do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social- devem ser seguidos em qualquer que seja o destino escolhido. Não é tempo de se descuidar das regras sanitárias, uma vez que são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Estamos em uma fase de restrições de viagens internacionais  e os destinos do Bora Pernambucar são opções excelentes para conhecer novos lugares, seguindo os protocolos de segurança. Então, que tal descobrir Pernambuco? Aproveite!

Na terra dos Papangus, do bolo de barra branca e do mestre da Xilogravura (J. Borges), o que não falta é atividade para o turista disposto a conhecer o que há de melhor da cultura interiorana. O clima ameno de Bezerros, que fica a 106 km de distância do Recife, proporciona uma atmosfera de aconchego, fazendo o visitante esquecer um pouco a tropicalidade pernambucana. Para aventureiros, para entusiastas da arte, para apreciadores de boa comida típica e conversa, a cidade oferece museus, artesanato, paisagens, histórias e muito acolhimento. Em Serra Negra, ponto onde acontece a culminância das principais festas do município, o turista pode fazer trilhas e apreciar o melhor cenário paisagístico de Bezerros. Durante o São João, o anfiteatro de Serra Negra recebe grandes atrações e proporciona uma união cultural, turística e gastronômica para o visitante.
 
HISTÓRIA

Estação da Cultura - Museu e Espaço Papangu
 

Estação da Cultura - Museu e Espaço Papangu, em BezerrosEstação da Cultura - Museu e Espaço Papangu, em Bezerros


A ludicidade do Carnaval de Bezerros se encontra ainda quente e viva na Estação da Cultura. O local, que já foi uma estação ferroviária, conta com uma exposição permanente sobre a história da cidade e um grande acervo sobre o Papangu de Bezerros. No local também funciona a escola de música da cidade. O espaço funciona das 7h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, e das 10h às 16h nos feriados e finais de semana. Onde: rua Vitoriano Pereira de Lima, 1-403 Santo Antônio, Bezerros Acesso gratuito.

ARTESANATO

Memorial de J.Borges / Museu da Xilogravura
 

J. Borges, patrimônio vivo do estado, em BezerrosJ. Borges, patrimônio vivo de Pernambuco


Visitar o museu e encontrar o artesão trabalhando em suas obras não tem preço. Em uma experiência completa, o turista encontra J. Borges criando gravuras, tem a oportunidade de pedir autógrafo e posar para uma foto com o artesão. Nos seus 83 anos de vida e 63 vivendo de arte, o Mestre e Patrimônio Vivo de Pernambuco reuniu histórias e lições para toda uma vida. O museu funciona de 7h às 17h de segunda-feira a sábado. Onde: 68 – Loteamento Bairro Novo, Cohab, Bezerros Acesso gratuito.

Casa de Cultura Popular Lula Vassoureiro

Patrimônio vivo de Pernambuco, Mestre Lula Vassoureiro é conhecido como “Pai dos Papangus”. Na casa do Mestre, o turista se aproxima da história dos Papangus de Bezerros, mascarados específicos, que saem no período Carnavalesco. Assim como Jota Borges, o Mestre Lula Vassoureiro recebe os visitantes no seu atelier, dando a experiência de comprar a obra diretamente de suas mãos. A visitação na Casa de Cultura Popular Lula Vassoureiro se faz por meio de agendamentos, com a esposa do Mestre, Céu Vassoureiro: (81) 99272-5525. Onde: rua Outovia Bezerra Vila Nova, Bezerros Acesso gratuito Ateliê de J. Borges é loja museu de obras de xilogravura 

Centro de Artesanato de Pernambuco em Bezerros

Centro de Artesanato de BezerrosCentro de Artesanato de Bezerros

 É o primeiro Centro de Artesanato do Estado, inaugurado em 2003. O Centro de Artesanato de Bezerros apresenta uma divisão espacial bem orgânica e direcionada. O visitante passa pelo museu e visualiza as peças feitas por mais de mil artesãos de Pernambuco. O turista também pode adquirir peças da mesma linhagem criativa do acervo expositivo a bons preços. O Centro de Artesanato funciona das 8h às 17h, de segunda-feira ao sábado e de 8h às 14h no domingo. Onde: BR-232, km 107, Bezerros Acesso pago.
 
GASTRONOMIA

Bolos

 

O bolo de faixa branca (na foto, ele é o que tem o recheio mais claro que as extremidades) é um dos mais famosos e apreciados em BezerrosO bolo de faixa branca (na foto, ele é o que tem o recheio mais claro que as extremidades) é um dos mais famosos e apreciados em Bezerros

Ah, os bolos de Bezerros! Ostentando o título de Capital dos Bolos e Doces de Pernambuco, Bezerros recepciona seus visitantes com o tradicional bolo de barra branca. A sobremesa, que já foi considerada um erro culinário, é hoje um dos doces mais vendidos da região. A substituição do trigo pela massa de mandioca e a temperatura de seu cozimento fazem com que a massa do bolo se separe, criando uma faixa branca no meio, que é a característica da sobremesa.

NÃO DEIXE DE IR

Serra Negra

 O ponto mais alto da cidade faz o visitante suspirar com a paisagem alcançada após uma breve subida. De fácil acesso, a Serra Negra dispõe de bares e pousadas capazes de conquistar o visitante para uma estadia alongada no município. Famoso ponto do São João de Bezerros, Serra Negra conta com um pequeno centro de artesanato e um anfiteatro que serve de palco para as atrações da festa. Para quem procura aventura, lá há a disponibilidade de seguir por trilhas, cada qual com seu ponto de exploração de maior ou menor dificuldade. Rapel e visitação de grutas também fazem a alegria do povo aventureiro que visita Serra Negra. Onde: estrada Serra Negra - Distrito Industrial, Bezerros