Bora Pernambucar

Fé, história e belas paisagens naturais no município de Cabrobó

Igreja Matriz Nossa Senhora da ConceiçãoIgreja Matriz Nossa Senhora da Conceição - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A pandemia de Covid-19 tem exigido uma mudança completa no modo de planejar uma viagem. Todos os cuidados -a exemplo do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social- devem ser seguidos em qualquer que seja o destino escolhido. Não é tempo de se descuidar das regras sanitárias, uma vez que são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Estamos em uma fase de restrições de viagens internacionais  e os destinos do Bora Pernambucar são opções excelentes para conhecer novos lugares, seguindo os protocolos de segurança. Então, que tal descobrir Pernambuco? Aproveite!

O nome da cidade indica que este é um lugar de descendência indígena, originada principalmente a partir das tribos Truká e Pankararu. Contexto que explica a habitação ter começado no século 18 em volta de uma aldeia. Em Cabrobó, distante mais de 550 km do Recife, não falta ar de religiosidade e cultura. O passeio perfeito inclui visita aos lugares que abrem acesso à paisagem natural e revelam a simplicidade cativante das pessoas que moram ali. Elas convivem com o desenvolvimento que bate à porta do município, no trecho que serve de partida para o eixo Norte da Transposição do rio São Francisco.


Passeios

Ilha de Assunção
O clima místico margeia a ilha habitada pelos índios da tribo Truká. A maioria vive da agricultura familiar, cultivando cebola, arroz, manga, coentro e banana, enriquecendo a paisagem com o verde da plantação. Está por todos os lados da ilha com mais de 20 km de terreno. O acesso é por estrada asfaltada. Mas em alguns pontos, o desvio por área de chão batido faz o viajante notar a oca dos caciques e a margem em direção ao rio São Francisco.

Oca na Ilha de Assunção (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)Indígenas preservam tradições na Ilha de Assunção (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Construída em 1838, a igreja resistiu a duas grandes enchentes e se mantém firme com seus detalhes rococó na fachada preservada. Fica no centro urbano de Cabrobó, onde sua estrutura já se mistura ao contexto tranquilo da região. Onde: rua Mafalda Maria de Jesus, Beira Rio, Cabrobó

Santuário de Nossa Senhora da Conceição
A fé na padroeira da cidade tem mais uma área de devoção. Fica na Fazenda Boa Esperança, distante 4,2 km do centro, com acesso por estrada de barro em que muitos fazem peregrinação rumo à capela de pedra onde está Nossa Senhora da Conceição. A poucos passos da santa, a imagem do padre Cícero também recebe os visitantes em meio ao silêncio e às belezas da caatinga.
 

Santuário Nossa Senhora da Conceição, em CabrobóLugar é conhecido pela perigrinação de fiéis (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)