Bora Pernambucar

Lagoa Grande é um convite para os apreciadores de vinho

Acesso Lagoa GrandeAcesso Lagoa Grande - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

A pandemia de Covid-19 tem exigido uma mudança completa no modo de planejar uma viagem. Todos os cuidados -a exemplo do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social- devem ser seguidos em qualquer que seja o destino escolhido. Não é tempo de se descuidar das regras sanitárias, uma vez que são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Estamos em uma fase de restrições de viagens internacionais  e os destinos do Bora Pernambucar são opções excelentes para conhecer novos lugares, seguindo os protocolos de segurança. Então, que tal descobrir Pernambuco? Aproveite!

 

Não subestime a pequena extensão urbana do município, que tem na fruticultura, especialmente as uvas, o chamariz para o desenvolvimento. Lagoa Grande é destino certo para o apreciador do enoturismo, seja ele um expert em vinho ou mero curioso no assunto, ter motivos de sobra para encher a taça durante sua visita. Os parreirais enfileirados na Zona Rural confirmam esse talento de produzir vinho seco e suave de mesa, além de suco de uva o ano inteiro. É desse produto versátil que o mercado local se abastece para falar das riquezas do Sertão. Tanto que a tradicional Vinhuvafest, evento com palestras e produtos voltados para a vinocultura, atrai os interessados no assunto, a cada dois anos.

 

NÃO DEIXE DE IR

Vitivinícola Santa Maria
Não falta opção de passeio na vitivinícola que produz um dos vinhos mais reconhecidos do mercado: Rio Sol. O interessado pode agendar visita no site da empresa ou através de agência de turismo, e escolhe a experiência de conhecer a produção in loco ou percorrer o Velho Chico a bordo de um catamarã. Nesse último, o trajeto inclui a degustação dos vinhos da marca, com saída e retorno no trecho do São Francisco que passa pela propriedade. A experiência é oferecida apenas nos finais de semana. Em terra firme, são 120 hectares de uva plantada com todos os seus estágios de cultivo à mostra. Há colheita o ano todo, resultado em 2,5 safras. Além de provar os diferentes rótulos, é possível entender que, sim, existe uva vinífera de qualidade no Sertão. Para completar o roteiro, não deixe de apreciar o pôr do sol próximo à capela da vitivinícola. 

Vitivinícola Santa Maria - Rio SolVitivinícola Santa Maria - Rio Sol (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)


Onde: rodovia PE 574, Lagoa Grande
Informações: www.vinhosriosol.com.br
Acesso gratuito

PASSEIOS

Adega Bianchetti
No terreno de dona Izanete Bianchetti só se colhe uva orgânica certificada. É ela que atrai os visitantes atentos a esse produto e os estudantes de Agronomia interessados no cultivo voltado para a sustentabilidade. A proprietária é quem faz o agendamento por telefone, recebe os visitantes e explica o passo a passo da produção, com uva orgânica desde 2004, distribuída em 12 hectares. Tem sido assim há pouco tempo, quando os turistas descobriram o clima rústico da fazenda, com volume de produção anual em torno de 50 mil litros. 

Vinícola BianchettiVinícola Bianchetti (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)


Onde: Distrito de Vermelhos, Zona Rural, Lagoa Grande
Informações: (87) 99619-0040
Acesso pago

 

Garziera
Com 30 anos de fundação, a Garziera é uma das vinícolas mais tradicionais do município. Motivo para o passeio incluir visita ao memorial, com histórias marcantes da família que saiu do Sul do país e originou a propriedade. Além de conteúdo sobre o universo do vinho, o turista visita a produção com acesso aos tanques de inox, parreiral e degustação com direto a tábua de frios. O acesso pode ser via agência de turismo ou direto com a administração, de segunda a sábado.

Vinícola GarzieraVinícola Garziera (Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco)

Onde: Distrito de Vermelhos, Zona Rural, Lagoa Grande
Informações: [email protected]
Acesso pago

Enoteca

Para conhecer mais o mundo do vinho, a enoteca pública de Lagoa Grande é um equipamento completo. Reúne todos os informativos sobre produção, além de oferecer estrutura para seminários, peças teatrais, lançamento de produtos e até exposição permanente com curiosidades da bebida de Baco.

Onde: Distrito de Vermelhos, Zona Rural, Lagoa Grande

EVENTOS*

Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora
No mês de maio, acontece novenário e missa, além de shows religiosos e culturais, nas comemorações da padroeira Nossa Senhora de Auxiliadora.

Aniversário de emancipação e festejos juninos nos bairros
Em junho, os festejos juninos antecipam o aniversário de emancipação com forro pé de serra nos principais bairros e distritos do município, além de desfile cívico e festa por toda a cidade.

Festa dos Vaqueiros
Acontece no último final de semana do mês de agosto, com encontro de vaqueiros no Sítio Cacimba, num deslumbrante pôr do sol ao som do berrante. Logo depois, há cortejo nas principais ruas e missa campal de ação de graça.

Feira da uva e do vinho Vinhuvafest
A intenção é promover o enoturismo e a vinicultura da região, com palestras, seminários e exposições, para quem procura melhorias e tecnologias para o setor. Acontece a cada dois anos, no segundo semestre.

**Por causa da pandemia de Covid-19, os eventos foram suspensos

Newsletter