Bora Pernambucar

Bonito, para quem almeja descansar a vista em paisagens impossíveis de capturar

As cachoeiras de Bonito, sete com visitação contínua, compõem o arco de passeios mais procuradoAs cachoeiras de Bonito, sete com visitação contínua, compõem o arco de passeios mais procurado - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A pandemia de Covid-19 tem exigido uma mudança completa no modo de planejar uma viagem. Todos os cuidados -a exemplo do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social- devem ser seguidos em qualquer que seja o destino escolhido. Não é tempo de se descuidar das regras sanitárias, uma vez que são fundamentais no combate ao novo coronavírus. Estamos em uma fase de restrições de viagens internacionais  e os destinos do Bora Pernambucar são opções excelentes para conhecer novos lugares, seguindo os protocolos de segurança. Então, que tal descobrir Pernambuco? Aproveite!

Não há palavra melhor para descrever o município. Bonito é estonteante e seu nome é a tradução do que se encontra em seu território, que fica a 135 km do Recife. Um charme de recepção, que atende desde os mais aventureiros aos mais calmos, faz com que a cidade seja deixada ainda com frio na barriga e vontade de voltar. As cachoeiras da cidade, sete com visitação contínua, compõem o arco de passeios mais procurado. Contudo, o enorme roteiro turístico de Bonito ainda conta com trilhas, rapel, escalada, tirolesa, caiaque, teleférico e até balonismo.
 
Se para um bom apreciador de paisagem a cidade deixa sua marca de cara, para um bom explorador a cidade pede uma passagem apreciativa, que permita ver o pôr-do-sol do teleférico, esperar o tempo bom para um voo de balão, e sentar ao lado da paisagem para apreciar um belo prato de pirão. A cidade, que tem quase o dobro da extensão de Recife, 400 km², conta com mais de 1.000 leitos de hotéis e pousadas com os mais variados estilos e valores.
 
PASSEIOS

Teleférico

Teleférico de Bonito, um dos principais pontos turísticos da cidadeTeleférico de Bonito, um dos principais pontos turísticos da cidade

De um lado, a cidade, do outro, um pedacinho da mata atlântica. Assim, no centro de Bonito, o teleférico que funciona de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h, leva seus visitantes para vislumbrar por todo o município de uma só vez. Seus 1.200 metros de altura levam do centro para o Mirante da Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, com um clima frio e uma vista de tirar o fôlego. Onde: rua Sebastião Rangel, 2-86, Bonito. Acesso pago.

Passeio de Balão

Balonismo em BonitoBalonismo em Bonito

Checagem do vento, sem chuva, balão no ar. Em Bonito, outra opção turística muito procurada é o passeio de balão. Com agendamentos para os sábados, domingos e feriados, com decolagem às 5h30 da manhã, o balão ganha os ares frios da cidade para uma experiência inesquecível. Após o passeio, que dura em média uma hora e leva até seis pessoas, o encanto de quem participou da viagem é encerrado com um brinde com espumante. Para agendar o passeio, o interessado deve entrar em contato pelo (81) 994452963 (Tog Tur Turismo). Acesso pago
 
NÃO DEIXE DE IR

Rota das Cachoeiras

Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira Barra Azul, Cachoeira da Pedra Redonda, Cachoeira do Mágico e a Cachoeira Paraíso são algumas das quedas que compõem a rota das cachoeiras. O visitante pode fazer a rota caminhando por trilhas, entre algumas cachoeiras, ou mesmo de carro. Dentre as sete cachoeiras de visitação contínua da cidade, as mais procuradas são o Véu da Noiva Um e a Cachoeira do Mágico. No Véu da Noiva Um, maior cachoeira da cidade, com 35m de altura, é encontrado o maior rapel da região, na Cachoeira do Mágico, uma estrutura para acampamento e day use garante a comodidade do visitante. O acesso a todas as cachoeiras é cobrado. 

Bonito Ecoparque

Várias atividades de aventura podem ser realizadas no Bonito EcoparqueVárias atividades de aventura podem ser realizadas no Bonito Ecoparque

Com proposta de acolhimento e de incentivar a sustentabilidade, o Bonito Ecoparque oferece rapel, tirolesa, arvorismo, caiaque, escalada e até pousada para seus visitantes. O parque aquático conta com atividades para todas as idades e funciona de quinta-feira a domingo, de 9h30 às 16h. Na alta temporada, férias e verão, o equipamento funciona todos os dias, no mesmo horário. Onde: PE-103, 19, Bonito. Acesso pago.
 
HOSPEDAGEM

Pousada Refúgio do Rio Bonito
Onde: sítio Rio Bonito, 595, Colônia, Zona Rural, Bonito
Informações: (81) 99451-2690


Bonito Plaza Hotel
Onde: rua José Bezerra de Lima, 269, Centro, Bonito
Informações: (81) 3737-1249 


Hotel Fazenda Engenho Pedra do Rodeadouro
Onde: PE-103, 286 - Zona Rural, Bonito
Informações: (81) 3231-1253


Pousada Sítio Vale dos Lagos
Onde: estrada das Cachoeiras, 104 km 13, 5, Engenho Pará, Bonito
Informações: (81) 99655-7332 


Hotel Fazenda Água Branca
Onde: PE-085, s/n - Zona Rural, Bonito
Informações: (81) 4042-1990

 
Pousada Rural Estação Verde
Onde: PE-103, 29, Bonito
Informações: (81) 3737-1406