Clarice 100 anos

Clarice para crianças: o universo pouco conhecido da autora

Dedicado aos filhos, cinco livros da escritora trazem o mundo animal com personagens que envolvem mistérios e despertam curiosidade dos pequenos

Clarice ao lado do filho, PauloClarice ao lado do filho, Paulo - Foto: Reprodução/Clarin

Reconhecida pela crítica literária como uma das maiores escritoras do Século XX, Clarice Lispector (1920-1977) é identificada, dentre outras características, por sua densidade e genialidade nas narrativas. O que pouca gente sabe, é que ela também mergulhou em um universo repleto de mistérios e fantasias voltado ao público infantil. 

Aos sete anos, Clarice enviava histórias para a seção infantil de um jornal que nunca as aceitou. Sua primeira obra, “O Mistério do Coelho Pensante” (1967), surgiu a partir de uma “ordem” de seu filho, Paulo, na época com cinco anos, ao exigir que fosse escrita uma história para ele. Obra esta, que permaneceu guardada por mais de uma década, como contou ao Programa Panorama da TV Cultura, em sua última entrevista concedida, no ano de sua morte.
 



 

Como em outros livros da escritora, há uma imersão no mundo interior dos personagens. Neles, os animais têm sua vida transformada no contato com os humanos. Os resultados: a galinha Laura, na obra “A vida íntima de Laura” (1974), que tem vaidades, orgulhos e certas sabedorias, como a de não desprezar as da espécie carijós por serem “de outra raça”. 

“Quando me comunico com a criança, é fácil, porque sou muito maternal [...] O adulto é triste e solitário, mas a criança tem a fantasia. Ela é solta e feliz”, contou Clarice na entrevista à Cultura.

Não à toa, seus livros escritos para esse público têm um tom fortemente marcado pelo diálogo e pelo desejo de se comunicar com o mistério do mundo, sempre a partir de um olhar curioso e causando possíveis dúvidas nos pequenos.

Inclusive, em nota que antecede o “O Mistério do Coelho Pensante”, assinada por C. L., a autora deixa claro que o texto recomenda a leitura oral, por um adulto, que terá por tarefa contribuir para o preenchimento das entrelinhas.

Publicadas originalmente entre a década de 1960 e 1980, as cinco obras de literatura infantil de Lispector ganharam recentemente novas reedições pela Rocco. O projeto de reedição inclui também um box temático contendo somente os livros infantis, que podem ser facilmente encontrados nas livrarias online.

 

Compilação de livros infantis escritos por Clarice LispectorCompilação de livros infantis escritos por Clarice   Crédito: Reprodução/Instituto Moreira Sales

Abaixo, os cinco livros infantis, em edições originais de Clarice Lispector - com resenhas da Editora Rocco:

 

Veja também

Clarice 100 anos: prosa, rima e pernambucanidades
Clarice 100 anos

Clarice 100 anos: prosa, rima e pernambucanidades

O Recife guardado na memória e na literatura de Clarice Lispector
Clarice 100 Anos

O Recife guardado na memória e na literatura de Clarice Lispector