Clarice 100 Anos

Lançamentos e eventos online marcam o centenário de Clarice

Obra da escritora vem sendo revisitada em novas edições de livros, espetáculos teatrais e filmes

Musical "A hora da estrela ou O canto de Macabéa"Musical "A hora da estrela ou O canto de Macabéa" - Foto: Silvana Marques/Divulgação

Quantas homenagens são necessárias para celebrar a vida e a obra de Clarice Lispector? Levando em conta o tamanho da sua contribuição para a literatura brasileira, essa é uma pergunta para a qual, provavelmente, não se encontraria uma resposta fácil. No ano do centenário da escritora, as atenções se voltam para as comemorações possíveis em um momento de pandemia. 

Uma série de lançamentos ligados à escritora, como livros, peças teatrais e filmes, além de eventos digitais, marcam as celebrações dos seus cem anos. A Folha de Pernambuco listou algumas dessas atrações que reverenciam o legado de uma das nossas mais populares autoras.

Teatro

O musical “A hora da estrela ou O canto de Macabéa”, estrelado por Laila Garin, estreou no início de março. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a temporada nos palcos precisou ser interrompida. 

No dia 20 de dezembro, a adaptação do romance “A hora da estrela” ganha sua primeira transmissão online. Será às 19h, pelo canal da produtora Sarau Agência no YouTube e pelo canal de TV Arte 1. Com trilha sonora original composta por Chico César, a obra tem direção de André Paes Leme.

Pela plataforma Zoom, o ator Odilon Esteves apresenta o solo “Na sala com Calrice”. A temporada - que vai até 31 de janeiro, com sessões aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h - integra a programação do Centro Cultural Banco do Brasil. Nesta quinta-feira (10), às 20h, ocorre uma sessão especial. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pelo Sympla. 

Cinema

Dois filmes baseados em produções de Clarice devem chegar às salas de cinema brasileiras em 2021. “Um deles é “O livro dos prazeres”, livre adaptação da obra “Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres”. Dirigido por Marcela Lordy e com a atriz Simone Spoladore no papel de protagonista, o longa já vem sendo exibido em festivais.

Já “A paixão segundo G. H.”, dirigido por Luiz Fernando Carvalho, permanece inédito. O filme só deve estrear no próximo ano. Maria Fernanda Cândido interpreta a personagem do título, que enfrenta uma via crucis existencial ao encontrar uma barata em seu apartamento. 

Livros

Desde 2019, a Editora Rocco vem prestigiando o centenário de Clarice Lispector com novas edições de suas obras. “A hora da estrela”, o último dos 18 relançamentos, chega ao público neste mês, com posfácio assinado por Paulo Gurgel Valente, filho da escritora.

Os livros ganharam novo projeto gráfico, que traz nas capas recortes de telas pintadas pela própria autora. Os prefácios são assinados por especialistas da literatura de Clarice, como Nádia Battella Gotlib, Benjamin Moser, Teresa Montero e Arnaldo Franco Junior. Em setembro, a editora lançou ainda “Todas as cartas”, que reúne correspondências inéditas da escritora. 

Filme "O livro dos prazeres" (Foto: Divulgação)

Eventos online

Com uma programação batizada de "Clarice Viva”, a Semana do Livro de Pernambuco traz palestras em forma de lives. Nesta quinta-feira (10), às 18h, a arquiteta Amélia Reynaldo (Unicap) faz um apanhado da história do centro do Recife à luz da obra da autora. Mais tarde, às 20h, a escritora Marilene Felinto fala de suas leituras da obra de Clarice Lispector e da evocação que ela faz da infância. Os interessados em acompanhar devem acessar o site da Bienal do Livro de Pernambuco. 

A Rocco preparou um dia inteiro de celebração online. A abertura ocorre às 11h, com a biógrafa Teresa Montero, que falará sobre a vida da escritora. Em seguida, será exibido o vídeo de Zélia Duncan fazendo uma leitura do livro “Todas as Cartas”. O editor Pedro Vasquez, também fará uma live às 14h. Dentro da grade da Bienal do Livro de São Paulo, às 15h, no Facebook da Rocco, será transmitido o debate entre Guiomar de Grammont e Nélida Piñon sobre o livro “A hora das estrelas”.

Veja também

Clarice 100 anos: prosa, rima e pernambucanidades
Clarice 100 anos

Clarice 100 anos: prosa, rima e pernambucanidades

O Recife guardado na memória e na literatura de Clarice Lispector
Clarice 100 Anos

O Recife guardado na memória e na literatura de Clarice Lispector