Enem 2021

Gráficos, tabelas e infográficos: veja como esses recursos podem ser úteis no Enem

Recursos gráficos organizam informações e facilitam o entendimento da problemática das questões

Alunos estudandoAlunos estudando - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasil

Leia também

• Saiba como o Método Pomodoro pode ajudar nos estudos

• Para o Enem, autoconfiança é tão importante quanto conteúdo das disciplinas

• Com menos de um mês para o Enem, estudante deve apenas revisar os conteúdos; veja as dicas

Quem está se preparando para encarar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou quem já fez a prova em outras edições sabe que questões com recursos gráficos, como tabelas, infográficos e até mesmo os vários tipos de gráfico (de pizza, colunas, linhas, etc) são bastante comuns.

Geralmente, elas são consideradas mais fáceis do que as outras, já que as respostas costumam estar presente na própria imagem, mas ainda assim exigem a atenção do aluno para que este não caia em "pegadinhas".

De acordo com o diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS, Ademar Celedônio, não há um conteúdo específico que o aluno deve estudar para se dar bem nas questões com gráficos e tabelas. 

"O melhor desempenho vai ser obtido com muito treino e atenção. É importante que o aluno analise, pelo menos, as três últimas edições do Enem para entender como os dados costumam ser apresentados nessas imagens e na possibilidade de desenvolvimento da resposta", explicou o professor.

Recursos de interpretação

Os gráficos e tabelas são, na maioria das vezes, usados como recursos para interpretação de dados, que poderiam, por exemplo, serem apresentados também em outros formatos, como um texto. Por isso, é importante saber interpretar as informações que eles trazem.

Todos esses elementos devem fazer parte da construção cognitiva do aluno, conforme elucida o coordenador do Ensino Médio do Colégio CBV, logo, o aluno vai conseguir entender o que está sendo cobrado na questão e quais dados a figura, seja tabela ou gráfico, fornece para a resolução.

"Partindo do ponto que o aluno entende a comunicação proposta por essa imagem, essa imagem naturalmente vai facilitar a resolução da questão, uma vez que essas figuras organizam informações visualmente", finalizou Jaime.
 

Veja também

Caminho para o Ensino Superior: saiba o que vem depois do EnemEnem 2021

Caminho para o Ensino Superior: saiba o que vem depois do Enem

Em reaplicação do Enem 2021, 67% dos inscritos faltaram à provaEducação

Em reaplicação do Enem 2021, 67% dos inscritos faltaram à prova