Enem 2021

Com menos de um mês para o Enem, estudante deve apenas revisar os conteúdos; veja as dicas

O aluno deve aproveitar esses últimos dias para tirar as dúvidas

EstudanteEstudante - Foto: Agência Educa Mais Brasil

Falta menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. A proximidade do certame atrelada à quantidade de conteúdos que são cobrados podem deixar o estudante nervoso. Para controlar esse turbilhão de sentimentos, que tem potencial para prejudicar o aluno, a organização nos estudos segue como a principal aliada.

No terceiro ano do Ensino Médio, a estudante Júlia Ramos, 16, tem utilizado esses últimos dias que antecedem a prova para tirar as principais dúvidas. "Desde que comecei a preparação para o Enem, meus professores sempre falavam que eu não poderia deixar para estudar em cima da hora. Então, dentro do que foi planejado no começo, esses momentos finais seriam utilizados para o 'processo de lapidação', ou seja, aprimorar a preparação que tive ao longo do ano", explicou Júlia. Ela tem aproveitado essas semanas para tirar as dúvidas, ganhar mais segurança em algumas matérias e praticar muitas questões.

De acordo com o gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação, Idelfranio Moreira, nessa reta final não há mais tempo para estudar ou revisar todo o conteúdo. Por isso, o foco é fundamental para chegar na prova bem preparado. "Nessas últimas semanas o aluno não consegue revisar todo o conteúdo que estudou ao longo do ano, mas com foco e organização é possível rever os temas mais importantes e ainda tirar dúvidas que tenham ficado pendentes", diz Idelfranio.

O professor pontua que o aluno deve identificar quais são os assuntos que ainda não foram bem fixados por ele e priorizá-los na hora da revisão. "É um ato de coragem necessário encarar os conteúdos que exigiram um pouco mais de dedicação do estudante", disse Moreira, que aposta na revisão como o momento certo para isso.

Ainda segundo Idelfranio, essa revisão deve ser feita com a prática de exercícios, se aproximando ao máximo do momento da prova, com controle de tempo. "O aluno deve realizar muitos exercícios de livros, apostilas e simulados, mas principalmente nas edições antigas do Exame", finaliza o gerente do SAS.

 

Como fazer uma boa revisão de conteúdoEscreva a legenda aqui

Newsletter