Enem 2021

Reaplicação, isentos e privados de liberdade: veja quem faz o Enem nos dias 9 e 16 de janeiro

Com número reduzido de candidatos, não haverá reforço nas linhas de ônibus; regras permanecem as mesmas

Estudantes de todo o Brasil realizaram a prova do Enem Estudantes de todo o Brasil realizaram a prova do Enem  - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 chega perto de sua última etapa. Nos dois próximos domingos, grupos específicos vão realizar as provas. Embora seja um número reduzido de participantes, as regras permanecem as mesmas.

Essa edição do Exame é apenas para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL/2021), isentos que não compareceram em 2020 e se inscreveram na edição de 2021 e também os participantes que tiveram a solicitação de reaplicação do Enem 2021 aceita por estar com sintomas de doenças infectocontagiosas ou por conta de problemas logísticos ocorridos no dia da aplicação.

Em Pernambuco, a Polícia Militar está preparando um esquema especial de segurança para a prova que deve ser divulgada ao longo do dia de hoje. Já o Grande Recife Consórcio de Transporte não deve reforçar as linhas de ônibus, por se tratar de uma edição com um número reduzido de candidatos. Vale lembrar que, assim como na edição tradicional, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. 

As provas são iniciadas às 13h30. No dia 9, que os participantes realizam as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias, o término é às 19h. Já no dia 16, com ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, o término será às 18h30.

Pode x não pode 

Além da pontualidade, o participante não pode esquecer itens obrigatórios, como o documento oficial com foto, caneta esferográfica preta produzida em material transparente e a máscara. Embora não seja obrigatório, o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o candidato leve uma via impressa do seu cartão de confirmação de inscrição. Também é permitido ao candidato levar o seu próprio lanche.

Em contrapartida, equipamentos eletrônicos, como celulares e tablets, relógios, óculos escuros, chapéu ou boné, e até mesmo lápis, borracha e canetas coloridas não são permitidas e podem eliminar o estudante. Esses itens, caso sejam levados, devem ser guardados no porta-objetos fornecido no local de prova. No caso dos eletrônicos, estes devem ser desligados antes de serem guardados. Qualquer som ou alarme emitido por esses aparelhos, mesmo que estejam guardados no local indicado, ainda eliminam o participante.

pode não pode enemEscreva a legenda aqui