FIEPE

Na Fiepe, Seminário de Energia e Recursos Hídricos debate potencialidades e desafios dos setores

Debates vão acontecer no próximo dia 24 de setembro, a partir das 14h

Anísio Coelho é presidente do  presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente  da FiepeAnísio Coelho é presidente do presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Fiepe - Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) vai realizar a 10ª edição do seu Seminário Elétrica, Recursos Hídricos e Infraestrutura, no dia 24 de setembro, a partir das 14h, na Casa da Indústria, em Santo Amaro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Fiepe (clique aqui).

O encontro vai contar com palestras de especialistas renomados do mercado. 

De acordo com o presidente da FIEPE, Bruno Veloso, são temas de extrema relevância e urgência para a gestão dos recursos hídricos e energéticos no Brasil.

“Discutiremos sobre a crise hídrica, queimadas, secas e chuvas extremas que afeta diretamente não apenas a geração de energia, mas também a qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico”, afirmou, destacando que é necessário pensar em soluções que otimizem a geração e o consumo de energia, ao mesmo tempo em que devemos usar de forma sustentável os nossos recursos naturais.

Para o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE, Anísio Coelho, estamos em um momento decisivo para o Brasil e o mundo, onde a diversificação da matriz energética, o incentivo às energias renováveis e a busca por soluções sustentáveis são essenciais.

“A crise hídrica e queimadas que enfrentamos não é apenas uma questão ambiental, mas também econômica e social, afetando diretamente a capacidade de gerar energia e comprometer o desenvolvimento de nosso País”, pontou.

Desafios

Já o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEPE, Fernando Teixeira, este seminário “nos oferece a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências sobre políticas energéticas, debater os desafios e oportunidades relacionados à sustentabilidade, e principalmente, refletir sobre projetos viáveis de mobilidade para o futuro”, disse. 

A programação vai contar com palestras sobre estímulo à sustentabilidade, novas tecnologias de armazenamento de energia, infraestrutura viária, análise do mercado no setor energético e recursos hídricos, além de apresentar, discutir tendências dos setores e promover o networking e relacionamento entre o público e os participantes. 

O evento, realizado pela FIEPE, é patrocinado pela Engie do Brasil e conta com o apoio da CNI, dos sindicatos patronais, do SEBRAE, do SENAI e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). 

Confira abaixo a programação 

14h às 15h: Credenciamento 
15h às 15h05: Presidente da FIEPE, Bruno Veloso, faz abertura do evento
15h05 às 15h10: Palavras do presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da FIEPE, Anísio Coelho

PAINEL 1 – ENERGIA ELÉTRICA
15h10 às 15h35: Armazenamento de Energia Elétrica  - BESS, com Adalberto Moreira, do Grupo Moura
15h35 às 16h00: Os potenciais das energias renováveis e a transição energética em Pernambuco, com Bruno Câmara, do SindiEnergia/PE
16h00 às 16h25: Como aderir ao Mercado Livre de Energia, com Faústo Saavedra, da ENGIE – Energia Renovável
16h25 às 16h35: Mediação com Rudinei Miranda, da Aperenováveis

PAINEL 2 – RECURSOS HÍDRICOS
16h35 às 17h: Como devemos nos preparar aos cenários de mudanças climáticas, com Suzana Montenegro, presidente da APAC
17h0 às 17h25: O futuro do saneamento em Pernambuco com Antônio Miranda, do CREA/PE
17h25 às 17h35: Mediação com Marcelo Asfora, secretário executivo de Infraestrutura Hídrica de Pernambuco.

PAINEL 3 – INFRAESTRUTURA
17h35 às 18h: Necessidades estruturantes na mobilidade de Pernambuco, com Diogo Bezerra, secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco.
18h às 18h25: A infraestrutura viária principal de Pernambuco, com Maurício Pina, CREA/PE.
18h25 às 18h50: Mediação de Fátima Brayner, do SENAI-PE.

Veja também

Biomassa: fonte inesgotável de inovação
FOLHA ENERGIA

Biomassa: fonte inesgotável de inovação

Regulação vai ajudar na descarbonização
FOLHA ENERGIA

Regulação vai ajudar na descarbonização

Newsletter