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Alimentos: Consumidor quer preço e qualidade

Indústria de alimentos diversifica produtos para se adaptar à clientela

Wagner Mendes, diretor de marketing e vendas da ASA IndústriaWagner Mendes, diretor de marketing e vendas da ASA Indústria - Foto: Divulgação

Quando vai ao supermercado, o operador de caixa Zilmário Tenório faz escolhas baseadas na combinação de dois fatores: preço e qualidade. “Procuro os que mais me agradam dentro das minhas possibilidades financeiras”, diz. É fato que, em um cenário de redução da renda, os consumidores brasileiros mudaram hábitos de consumo.

A capacidade de adaptação e de resposta rápida às demandas dos consumidores é uma característica do setor de alimentos, o maior empregador da indústria brasileira. Para 2019 é esperada uma alta de 2,5% a 3% em termos de volume de produção e de até 4% nas vendas, de acordo com a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

Uma das grandes empresas do setor é a ASA Indústria, que produz nove marcas entre alimentos e materiais de limpeza. Em Pernambuco e nos outros estados onde a ASA distribui sua produção é difícil encontrar dispensas onde pelo menos um dos itens do portfólio da empresa não se faça presente.

No prêmio Marcas que eu gosto deste ano, Vitamilho e Palmeiron foram elencadas como as preferidas pelos consumidores nas categorias Farinha de Milho (Vitamilho), Extrato de Tomate e Goiabada (Palmeiron). O sabão Bem-te-vi também foi premiado em categorias relacionadas à limpeza. “Para nós, o cliente é nosso patrão”, considera Wagner Mendes, diretor de marketing e vendas da ASA Indústria, atribuindo o resultado ao foco no público-alvo.

No caso de indústrias de alimentos, há dois perfis de clientes. O trade composto pelo varejo, atacado e distribuidores, que faz com que os produtos sejam comercializados de forma eficaz, e o outro cliente, que é o consumidor final. É preciso ter estratégias específicas para ambos os públicos, explica o gestor.

Considerando marcas já tradicionais como Vitamilho e Palmeiron, movimentos de crescimento de mercado são pautados na manutenção da tradição da força da marca e nos padrões de qualidade. Mas também é preciso surpreender o consumidor.

Na marca Palmeiron, a inovação mais recente veio com a linha de extrato de tomate em embalagem sachê. “Também lançamos os molhos prontos, como o barbecue e catchup Master Sabor Defumado associados à marca”, conta Wagner Mendes. Já a Vitamilho, que vai além do tradicional cuscuz, incluindo farinhas, bolos, canjicas, amido, pipocas e temperos na sua linha de produtos, está passando por uma modificação da logomarca. Além das novas embalagens, a ASA Indústria está trazendo, por meio da marca, o bolo sabor brownie para o mercado.

PARA TODOS OS GOSTOS
Presente no Marcas que eu gosto desde 2004, a Vitarella é a marca preferida dos consumidores em três categorias nesta edição: Biscoitos Doces, Cream Crackers e Macarrão. É uma empresa que está sempre trazendo novidades para o mercado. No ano passado, por exemplo, lançou o biscoito Delicitá Cristal, uma mistura de doce e salgado com cristais de açúcar derretidos. O produto já é um sucesso estrondoso em todo o Brasil.

“Temos um portfólio variado para todos os gostos e bolsos. Além disso, monitoramos frequentemente as tendências e movimentações do mercado para identificar oportunidades de lançamentos e ações que possam gerar resultados positivos para a marca e diferenciá-la em relação à concorrência”, argumenta Marina Lemos, gerente de marketing da Vitarella.

Nascida em Pernambuco, a Vitarella faz parte do grupo M. Dias Branco. A empresa ocupa o 10º lugar no ranking de marcas mais consumidas do Brasil, sendo a 5º na categoria alimentos. Está, também, no 52º lugar das marcas mais valiosas do País. O macarrão comum Vitarella é lider de vendas no País, assim como a Cream Cracker, os biscoitos recheados e a linha de biscoitos Maria e Maizena.

TEMPERO DE DEDICAÇÃO
Cada família tem o seu modo de temperar o feijão. Mas, independentemente dos muitos modos de preparar esse grão tão presente na vida dos brasileiros, o tempero da dedicação é o que diferencia os produtos da Kicaldo. A marca, vencedora na categoria Feijão, mostra que qualidade conquista os consumidores.

A empresa tem forte presença em Pernambuco, mas também mantém boa participação em outros estados brasileiros. “Nossa qualidade e a seriedade na condução dos negócios conferiram credibilidade à marca Kicaldo, que rapidamente conquistou um significativo espaço no segmento e a preferência dos consumidores. Nosso crescimento baseia-se no desempenho econômico, social e ambiental”, comenta Osmar Basso, diretor da Kicaldo.

O cliente é a razão de existir da Kicaldo, destaca o diretor. É através de uma visão de relacionamento, de fidelização e de satisfação contínua que a empresa procura atuar. Maior agilidade na produção e distribuição dos nossos produtos e serviços é diferencial da empresa, que investe constantemente na conservação e manutenção dos equipamentos, na compra da matéria-prima e no trabalho de abordagem nos pontos de venda. “Buscamos potencializar a marca e fidelizar clientes a partir da atuação dos nossos colaboradores”, diz Basso.

Nessa perspectiva, o gestor acrescenta que a Kicaldo adota uma política de investimento no ser humano que, aliada ao investimento em tecnologia, permite superar as exigências do mercado e chegar ao reconhecimento do público nesta premiação.

NA MEDIDA CERTA
A fabricação do arroz que chega à sua mesa todos os dias movimenta negócios com números imponentes. Fabricante do arroz Emoções, primeiro lugar da categoria arroz, a Nelson Wendt Alimentos mantém uma estrutura de mais de nove mil m2 para o beneficiamento do produto. Essa estrutura está localizada no Rio Grande do Sul, no município de Pelotas.

O arroz Emoções continua trazendo novidades aos seus consumidores e por este motivo acaba de lançar as embalagens de 500grs do Emoções Integral e Emoções Arbório, aumentando as opções para os seus consumidores. Por lá são produzidos mais de sete milhões de toneladas de arroz em casca das 12 milhões produzidas no Brasil. Uma parte desse contingente é enviado para fora do País, em mercados consumidores na Europa, África e nas Américas.

No mercado nacional, o arroz Emoções é o carro-chefe da empresa. O produto chega aos consumidores em embalagens de um e cinco quilos. É a segunda marca mais vendida na maioria dos estados do Nordeste. “O arroz Emoções tem uma afinidade muito grande com pernambuco, onde instalou sua primeira filial fora do Rio Grande do Sul e que hoje gera empregos e renda neste estado”, ressalta o gerente comercial do grupo Nelson Wendt, Márcio Nörnberg Jandt.

Jandt ressalta que a empresa tem o compromisso de levar até a mesa dos consumidores um produto confiável, acompanhado desde o cultivo até a chegada nas prateleiras dos supermercados, atacados e atacarejos do Nordeste. “Queremos garantir que os nossos consumidores tenham momentos especiais ao prepararem o arroz Emoções, seja numa refeição em família, num encontro romântico ou até mesmo cozinhando para si mesmo”, argumenta.

CUMPLICIDADE
Mesmo quem não tem muitas habilidades culinárias já se arriscou aqui e ali em alguma receita. E com os tutoriais da internet, ser chef por um dia parece ter se tornado mais fácil. O Vinagre Minhoto, vencedor da categoria Vinagre, acredita que todo mundo pode cozinhar. Esse é o mote da campanha mais recente da marca na mídia. A intenção é encorajar os consumidores a irem para a cozinha.

A Minhoto é sinônimo de tradição e qualidade em vinagre. A marca faz parte do portfólio do Grupo Raymundo da Fonte, também reconhecido pelo Álcool Brilux nesta edição do Marcas que eu gosto.

Por ano, a produção é de 60 milhões de litros de vinagre Minhoto. Gerente de marketing e trade das indústrias reunidas Raymundo da Fonte, Renata da Costa explica que a empresa elabora pesquisas quantitativas/qualitativas para melhor entendimento do comportamento de compra e uso dos seus consumidores nas categorias de limpeza doméstica, higiene pessoal e condimentos. “Isso traz diversos insights para o negócio, desde expansão de portfólio, até mesmo conteúdos relevantes para as marcas no meio digital.”

Atualmente, o Grupo Raymundo da Fonte tem mais de seis mil clientes ativos. A empresa conta com um parque industrial moderno, que utiliza tecnologias importadas do mercado europeu, o que garante um alto padrão de qualidade na produção dos produtos. “Estamos aumentando a nossa capacidade produtiva."

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