On-line

Pesquisa on-line estreia no Marcas que eu gosto

Levantamento foi feito com consumidores que fazem compras on-line

Os serviços digitais já fazem parte da rotina. Canal on-line muitas vezes é a porta de entrada do clienteOs serviços digitais já fazem parte da rotina. Canal on-line muitas vezes é a porta de entrada do cliente - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Quando você sai de casa, geralmente usa um aplicativo de caronas pelo smartphone para conseguir o transporte? Na hora do almoço, é comum pedir a refeição pelo celular? Os hábitos de consumo mudaram drasticamente desde que o acesso à internet banda larga tornou tudo mais ágil. Por isso, pela primeira vez nesta 16ª edição, o prêmio Marcas que eu gosto reconhece produtos e serviços on-line em 12 categorias (veja tabela na página seguinte). Os resultados se baseiam na pesquisa on-line feita pelo
Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) com 400 consumidores entre os dias 6 e 14 de fevereiro deste ano. O levantamento abordou pessoas com 18 anos a mais, que acessam a internet pelo menos três vezes por semana e que realizaram compras on-line nos últimos seis meses. “Foi constatado que assinaturas de vídeo, busca por viagens, transporte, refeições estão entre os mais utilizados”, considera Marcela Montenegro, diretora executiva do Ipespe.

Entre os vencedores, a TIM registrou um aumento de 27% nas vendas do segmento pós-pago por canais digitais, além da venda de aparelhos. “O desenvolvimento de aplicativos e as parcerias firmadas com Netflix, Youtube e as mais usadas redes sociais, que integram as ofertas da TIM, também são mais uma prova do interesse da companhia de entregar para os clientes o maior portfólio de serviços digitais”, analisa Daniel Moreira, diretor de Vendas da TIM Nordeste. Essa estratégia, ressalta ele, mostra também a tendência do consumidor em migrar para serviços via apps da operadora, como games, kids, músicas e acesso às redes.

Os consumidores procuram serviços on-line por uma percepção de que esses canais oferecem melhores preços e promoções. Outra das vencedoras, a Booking.com observa que “o uso de dispositivos móveis é cada vez mais importante nas compras on-line”, disse Nelson Benavides, gerente geral da empresa no Brasil. Para quem compra pela internet, a qualidade na entrega também é importante. “Investimos em tecnologia e logística que garantam rapidez na entrega dos pedidos”, conta a gerente comercial do iFood no Nordeste, Tamara Abdounido.

Resultado da pesquisa On-line
Marcas que Eu Gosto Internet 2019

MARCA INOVADORA
1º UBER
2º APPLE
3º GOOGLE
3º IFOOD
3º NETFLIX

APLICATIVO DE TELEFONIA
1º TIM
2º OI
3º CLARO

APLICATIVO DE TRANSPORTE
1º UBER
2º 99
3º EASY TAXI

BANCOS
1º CAIXA ECONÔMICA
2º BRADESCO
3º BANCO DO BRASIL

BELEZA
1º O BOTICÁRIO
2º NATURA
3º AVON

CASA E DECORAÇÃO
1º AMERICANAS.COM
2º TOK STOK
3º WALLMART

COMPRA-TROCA-VENDA
1º OLX
2º MERCADO LIVRE
3º ENJOEI

DELIVERY DE REFEIÇÕES
1º IFOOD
2º RAPPI
3º UBER EATS

E-COMMERCE
1º AMERICANAS.COM
2º MAGAZINELUIZA.COM.BR
3º NETSHOES.COM.BR

IMÓVEIS ON-LINE
1º TENDA
2º MOURA DUBEUX
3º QUEIROZ GALVÃO

SÉRIES/FILMES
1º NETFLIX
2º SKY ONLINE
3º TELECINE PLAY

VIAGEM
1º BOOKING
2º DECOLAR
3º TRIVAGO

Newsletter