CONSTRUÇÃO

Construção: reforma de casa impulsiona setor

As empresas do ramo de construção tiveram uma boa surpresa na pandemia. Os consumidores voltaram os olhos para seus imóveis e ajudaram a alavancar vendas de produtos

O Armazém Coral desenvolveu seu canal digital para facilitar as compras de seus clientesO Armazém Coral desenvolveu seu canal digital para facilitar as compras de seus clientes - Foto: Divulgação

O confinamento adotado pela população como precaução contra o novo coronavírus teve um efeito positivo para o setor da construção. Ao passar mais tempo em casa, as pessoas começaram a colocar a qualidade de vida em lugar de destaque e a prestar mais atenção nas melhorias e reformas que seus imóveis necessitavam. O maior cuidado com a própria residência ampliou vendas e aproximou ainda mais os consumidores de suas marcas preferidas.

Relação de afetividade 
Sempre trabalhando na busca de novos investimentos e no cuidado com a marca, o Armazém Coral conquistou mais uma vez a preferência dos consumidores na categoria Lojas de materiais de construção. Como as pessoas tiveram que se adaptar a fazer compras através do meio digital para atender suas mais variadas necessidades, a empresa desenvolveu este canal de atuação.

Nesse contexto, o Armazém Coral fez uma adaptação nos investimentos e estratégias de comunicação para atingir um público que estava em casa e precisando dos produtos que estão presentes nas lojas. Assim, foi lançado o e-commerce em agosto deste ano, que já estava nos planos da empresa, mas a pandemia acelerou o passo.

E vem mais novidades nos próximos meses. Está em andamento o investimento em mais uma loja física, que ficará localizada na Avenida Recife, na capital pernambucana. Essa será a 24ª loja da rede. No final do ano passado, a empresa inaugurou uma loja em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

Para a empresa, o prêmio Marcas que eu gosto tem uma característica especial porque ressalta a relação de afetividade da marca com o seu cliente. Com atuação comercial na Região Metropolitana do Recife, o Armazém Coral tem uma relação de amor com Pernambuco, estado que o fundador e presidente da empresa, o português Domingos da Silva Moreira, decidiu viver, constituir família e desenvolver sua atividade empresarial.

Atualmente, 23 lojas fazem parte da rede, oferecendo mais de 25 mil itens. Em 2021, o Armazém Coral comemora 60 anos de atividade.

Cores no e-commerce

A Coral possui duas fábricas: no Curado, Zona Oeste do Recife, e em Santo André, em São PauloA Coral possui duas fábricas: no Curado, Zona Oeste do Recife, e em Santo André, em São Paulo

A tendência crescente de maior cuidado das pessoas com suas residências, impulsionado pelo isolamento em casa, e a retomada da construção civil impulsionaram o crescimento no setor de tintas. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), as vendas se recuperaram e estão em ritmo acima do esperado. Para 2021, a expectativa da Abrafati é de crescimento das vendas em nível similar ao do Produto Interno Bruto (PIB), o que significaria, pelas projeções atuais, aproximadamente 3,5%.

Vencedor da categoria Tintas em mais uma edição do prêmio Marcas que eu gosto, a Coral teve essa demanda crescente de vendas. Marca do Grupo Akzo Nobel, a Coral tem trabalhado intensamente na plataforma de e-commerce, canal de vendas que também cresceu dentro da empresa.

“Fevereiro a abril foi um período nebuloso. De junho para frente a gente não contava com esse ´boom´ do mercado de material de construção e de tintas. Foi uma demanda tão alta que nem imaginávamos. A fábrica está trabalhando em dois turnos”, explicou o gerente comercial Norte/Nordeste do Grupo Akzo Nobel, Nilton Lima Júnior.

Os trabalhos nas platafomas digitais também se intensificaram. “Investimos em uma plataforma e montamos o e-commerce para os clientes. Esse canal cresceu bastante e vamos continuar com ele. Além disso, ajudamos pintores e profissionais da área com treinamentos on-line”, contou Nilton.

Com atuação no mercado nacional, a Coral possui duas fábricas, uma no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, e uma em Santo André, em São Paulo. A unidade localizada no Recife atende ao mercado do Norte e Nordeste do Brasil. A empresa tem um mix completo de tintas dividido em: tintas esmalte, tintas para paredes, vernizes e complementos. O sistema tintométrico da Coral é capaz de fazer 10 mil cores.

Newsletter