ESPECIAL

Questão de identidade

Uma nova categoria especial, intitulada Marcas que representam o estado de Pernambuco, foi criada este ano para dar visibilidade ao trabalho de quem está sempre perto do cliente

ConsumidoresConsumidores - Foto: Pixabay

Manter-se vivo e continuamente presente no mercado faz com que uma marca seja sempre identificada pelos consumidores.

Nesta edição do prêmio Marcas que eu gosto, uma nova categoria especial, intitulada Marcas que representam o estado de Pernambuco, ressalta justamente essas empresas com as quais os pernambucanos tiveram maior reconhecimento.

Seis empresas estão dentro da escolha do público consumidor: Vitarella, Pitú, Bem-te-vi, Big Bompreço, Cerveja Nossa e Pilar. Marca pernambucana, a Vitarella se consagrou em primeiro lugar, com muita competência, mesmo em um ano em que foi  necessário fazer diversas adaptações.

Com portfólio diversificado, a empresa une em seus produtos sabor e qualidade. Para a gerente de marketing da Vitarella, Marina Lemos, os destaques da empresa são “vistos com felicidade”, fruto de um trabalho desenvolvido na empresa que tem atuação nacional. Segundo a pesquisa Kantar Brand Footprint Brasil 2020, a Vitarella está entre as 10 marcas mais consumidas do Brasil.

A partir da Zona da Mata de Pernambuco, a Pitú também consegue se expandir e estabelecer uma grande identificação com os pernambucanos. E a Bem-te-vi, que teve sua marca resgatada pelo grupo pernambucano ASA em 1996, está presente em diversos lares do estado.

E-commerce em expansão
Canal de venda que tem crescimento, o e-commerce ganha destaque, principalmente por muitos consumidores que viram o sistema como uma necessidade em meio ao isolamento social e a suspensão de algumas atividades. O e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos oito primeiros meses de 2020 em comparação com igual período do ano passado, segundo pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Segundo a ABComm, desde o início da pandemia mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico para continuar vendendo e mantendo-se no mercado. A média mensal antes da pandemia era de 10 mil lojas por mês. Com essecrescimento, a projeção para o ano de 2020 saltou de um aumento de 18% para 30% no acumulado anual. Ao observar o desempenho desse canal, o Ipespe lançou outra categoria especial nesta edição, chamada E-commerce. As empresas vencedoras, na ordem do primeiro ao terceiro lugar, foram: Mercado Livre, Americanas.com e Magazine Luiza.

Sustentável
Fazer a diferença no perfil socioambiental também é um destaque importante. Através da categoria especial Marcas que fazem a diferença, presentes pela segunda vez no prêmio, os consumidores também mostram sua preferência por essas empresas que realizam atividades com compromisso social e ambiental.

Nesta categoria, as eleitas pelos consumidores foram as empresas Natura, Vitarella e Coca-Cola. A Solar Coca-Cola é a fabricante responsável pela produção e distribuição da bebida nos estados do Nordeste e no Mato Grosso. Na região Nordeste, diversos projetos sociais são impactados pela empresa. Entre eles está o Água + Acesso, que tem o objetivo de ampliar o acesso à água potável de forma segura e sustentável para comunidades rurais e urbanas de baixa renda. Já foram mais de 70 mil famílias beneficiadas em 164 comunidades.

Com a missão de valorizar a educação e o emprego, a Solar também tem o programa Coletivo Jovem. São oportunidades reais de jovens moradores de comunidades urbanas de baixa renda de todo o Brasil adquirirem condições de empregabilidade e de geração de renda.

Newsletter