IOFV: tradição resgatada
O Instituto de Olhos Fernando Ventura realiza consultas, diagnósticos, tratamentos, exames e cirurgias em cinco unidades espalhadas pela Região Metropolitana do Recife
O Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV) foi lembrado mais uma vez pelos recifenses na pesquisa do Marcas Que Eu Gosto 2025. A instituição, especializada em diversos segmentos de cuidado com a saúde ocular, conquistou o segundo lugar em Hospital e Clínica de Olhos, na categoria Saúde. Já havia sido premiada em 2023 e 2024.
O IOFV realiza consultas, diagnósticos, tratamentos, exames e cirurgias em cinco unidades espalhadas pela Região Metropolitana do Recife.
Elas estão localizadas no Derby, Casa Forte, Boa Viagem, ambas na capital pernambucana, além das clínicas em Olinda e Jaboatão dos Guararapes. A unidade do Derby, inclusive, conta com atendimento de Urgência 24 Horas.
O instituto surgiu há dez anos, com quatro sócios-fundadores, mas com a expansão e o aumento da demanda, conta hoje com a colaboração de 47 oftalmologistas especializados.
Na visão do presidente do IOFV, Fernando Ventura, a entidade se destaca por sua característica de resgatar uma medicina tradicional, da época em que cada pessoa tinha e confiava no seu médico.
“Queremos reavivar com o IOFV a medicina que é olho no olho, examinando e conversando com os pacientes. Além de resolver o problema pelo qual ele nos procurou com a maior e melhor excelência”, afirma Fernando.
Geriatria
O Instituto de Olhos Fernando Ventura abrange todos os públicos da oftalmologia, desde o recém-nascido até os idosos, que recebem um cuidado especial. As principais demandas dos mais velhos são tratamentos como a catarata, a degeneração macular relacionada à idade e o glaucoma.
De acordo com Alexandre Ventura, diretor médico do IOFV, o instituto trata a geriatria com muito carinho, uma vez que eles compõem a maior parte dos pacientes.
“Todos os consultórios são adaptados para receber pacientes com cadeiras de rodas ou dificuldade de locomoção. Temos várias secretárias treinadas para recebê-los. O idoso deve ser tratado adequadamente porque ele tem as doenças que causam cegueira reversível ou irreversível”, ressalta o diretor médico.
Antes de chegar à fase de idoso, muitas pessoas sofrem com a presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada. Essa perda gradual da capacidade dos olhos tem início, geralmente, a partir dos 40 anos.
Segundo o diretor médico, o Instituto de Olhos Fernando Ventura é uma das poucas clínicas da América Latina capaz de realizar a cirurgia da presbiopia, por meio da técnica chamada presbionde.
“É uma cirurgia externa a laser, onde se faz na córnea um molde como se fosse um óculos multifocal, e o paciente tem a visão restabelecida para perto e longe sem precisar usar óculos. Depender de óculos sempre é algo complicado, e essa cirurgia já começou fazendo um grande sucesso”, destaca Alexandre Ventura.