Marcas Que Eu Gosto: noite celebra as marcas mais amadas pelos consumidores
Evento reuniu empresas e agências contempladas e chegou a sua 22ª edição
Em clima de celebração e reconhecimento, a 22ª edição do Prêmio “Marcas Que Eu Gosto” reuniu, na noite desta quinta-feira (26), convidados na Di Branco Recepções, no Bairro do Recife. A cerimônia destacou as marcas mais queridas pelos recifenses - aquelas que fazem parte do dia a dia e permanecem vivas na lembrança e no coração.
Os resultados foram revelados a partir da pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco.
Este ano, o estudo teve 50 categorias, incluindo diversos setores econômicos. Dentre elas, 47 são de marcas e três são especiais, que incluem Entidades Filantrópicas, Marca Que Representa o Estado de Pernambuco e Marca Que Faz a Diferença.
O presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, destacou que o prêmio já faz parte da história e do planejamento do jornal. Segundo ele, a premiação tem um papel fundamental no fortalecimento do setor.
Eduardo ressaltou que a Folha atua como um instrumento de valorização das agências, da qualidade dos produtos e das preferências do público. Ele também enfatizou a credibilidade da pesquisa conduzida pelo Ipespe.
“Isso não é uma escolha por simpatia ou amizade, é algo que tem integridade, há uma base científica nessa seleção. Estamos muito seguros de que o critério adotado é técnico, responsável e integra um processo de certificação sério”, completou.

Para o presidente, o reconhecimento às marcas preferidas dos consumidores reforça a importância do mercado publicitário na trajetória do jornal.
“A Folha se sente muito bem em estar perto desse mercado, porque, na verdade, nós existimos porque o mercado publicitário acreditou na nossa trajetória e na nossa proposta desde a primeira hora”, finalizou.
Realização
A vice-presidente da Folha de Pernambuco, Mariana Costa, destacou o orgulho da realização de mais uma edição do prêmio.
“Estamos na 22ª edição do prêmio ‘Marcas Que Eu Gosto’. É de muito orgulho para a Folha esse projeto que celebra grandes marcas que estão no coração do público recifense”, afirmou.
Mariana ressaltou ainda o papel da pesquisa realizada em parceria com o Ipespe, que aponta as marcas mais lembradas e queridas pela população.
“Conseguimos, através do legado e da qualidade dessas marcas, identificar, com base em dados, quais têm a lembrança e o carinho do público”, explicou.

Para ela, o evento é uma oportunidade de reconhecer essas trajetórias e celebrar junto com os protagonistas.
“Hoje a gente entrega esse prêmio, celebra com essas marcas e comemora essa história”, concluiu.
Para o diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi, o prêmio é motivo de orgulho e comemoração. Segundo ele, trata-se de uma realização bem-sucedida, que já está consolidada no mercado publicitário.
“Mais um ano de uma realização exitosa desse prêmio. Um prêmio que já está consolidado junto ao mercado publicitário. É uma satisfação receber os clientes, as agências, que fazem deste prêmio o sucesso que ele é”, disse.

O diretor Operacional da Folha, José Américo Lopes Góis, destacou a relevância do evento para o setor publicitário da capital pernambucana.

“Para mim, e para muitos, é o evento publicitário mais importante do Recife. Temos consciência de que realizamos, ano após ano, algo grandioso e com muita credibilidade”, afirmou.
José Américo lembrou também que a credibilidade do levantamento é reforçada pela parceria com o Ipespe e com o professor Antônio Lavareda (presidente do Conselho Científico do Ipespe), o que, segundo ele, consolida ainda mais o evento no calendário publicitário do Recife.
Parceria
A diretora executiva do Ipespe, Marcela Montenegro, celebrou a longa trajetória da parceria com a Folha de Pernambuco na realização do prêmio. Segundo ela, estar presente na 22ª edição é motivo de alegria e simboliza uma colaboração sólida e duradoura.
“Muito feliz de estar aqui. A gente praticamente está completando bodas de prata”, disse, ao lembrar do tempo de realização do "Marcas Que Eu Gosto".
Marcela destacou a relevância do estudo por trás da premiação, que vai além do reconhecimento simbólico.
“Reafirmar a importância do prêmio. Não só do prêmio, mas do estudo em si, porque entrega para a sociedade informações interessantes - para as agências, os anunciantes, as empresas - sobre o posicionamento e o ranking das marcas que conseguiram chegar ao coração dos recifenses e pernambucanos”, afirmou.
Ela frisou que o prêmio já se consolidou no calendário do mercado local e cumpre um papel essencial ao reconhecer o esforço de marketing, comunicação e construção de imagem das marcas e agências.
“A noite é realmente de celebração. E agradeço, como sempre, essa parceria com a Folha, que tem sido muito bem-sucedida ao longo de todos esses anos”, concluiu.
Leia também
• Revista Marcas Que Eu Gosto 2025
• Ampla e BG9: a estratégia na construção das marcas vencedoras
• As marcas que moram no coração dos consumidores
Agências
O evento contou com a presença de empresas e agências que fazem parte do projeto. O CEO da Ampla, Queiroz Filho, agradeceu à Folha pela realização da pesquisa.
“A Ampla tem muito orgulho de ter muitas marcas líderes, o que mostra que a gente deve estar no caminho certo. Se os consumidores estão felizes, a marca fica feliz e a agência também”, explicou.
O diretor de Relações com o Mercado da Ampla, Nilson Samico, reforçou o valor da pesquisa.
“A pesquisa é fundamental, porque nos mostra que estamos no caminho certo, é a certeza que nós estamos no caminho certo. Isso é essencial”, ressaltou.
Samico afirmou que as marcas ficam na memória do consumidor e que o trabalho das agências contribui para isso.
O vice-presidente e sócio da BG9, Giovanni Di Carlli, também destacou a relevância do prêmio.
“É uma grande satisfação para nós, que desenvolvemos um trabalho de longo prazo com muitas dessas marcas contempladas”, revelou.
Segundo ele, “um prêmio como esse é de extrema importância porque representa a voz do povo”.
Filantropia
O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Ricardo de Almeida, destacou a importância da premiação. O HCP ficou em primeiro lugar na categoria “Entidades Filantrópicas”.
“Receber um prêmio é, de fato, um reconhecimento verdadeiro. É importante destacar que esta é a terceira vez que somos agraciados com essa lembrança generosa da população. Trabalhamos para isso: para sermos reconhecidos pela sociedade, por quem forma opinião. E ficamos muito felizes.”
Evento
No evento, a Folha e o Ipespe entregaram troféus e certificados aos vencedores como forma de homenageá-los. Na abertura da premiação, a Folha reproduziu um vídeo institucional sobre o "Marcas Que Eu Gosto" para os convidados.
Em seguida, Eduardo de Queiroz Monteiro, Mariana Costa, e Marcela Montenegro deram as boas-vindas aos convidados. Após os discursos iniciais, o gerente de Marketing da Vitarella, Charles Wenderson, fez uma breve apresentação com as ações da empresa.
A Vitarella venceu como “Marca Que Representa o Estado de Pernambuco” e nos segmentos “Cream Cracker” e “Macarrão”.
“O nosso grande objetivo com Vitarella é a presença, é a consistência dentro do lar do consumidor e na vida dos pernambucanos. O objetivo da nossa apresentação é mostrar mais do que números, é mostrar como a Vitarella está presente na vida dos pernambucanos durante todo o ano", destacou Wenderson.
E para as marcas ficarem registradas na história da premiação, a Folha lançou, nesta quinta, uma revista nas versões impressa e digital com as histórias das empresas.
