Folha Saúde

Ao alcance de todos: Ultramed alia exames de primeira linha com preços acessíveis

A Ultramed alia exames de imagem de primeira linha com preços acessíveis, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a diagnósticos precisos

O empresário Thiago Martins e médica ultrassonografista Amanda Granjeiro comandam a UltramedO empresário Thiago Martins e médica ultrassonografista Amanda Granjeiro comandam a Ultramed - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Para muita gente, exames como o ultrassom ainda soam como itens de luxo. Mas algumas clínicas já estão aliando serviços de primeiríssima linha com preços acessíveis, possibilitando que mais e mais pessoas tenham acesso a diagnósticos precisos. Tendo como principal foco o acompanhamento gestacional, a Ultramed, localizada na Encruzilhada, segue essa filosofia.

“Quando pensamos em montar a clínica, a primeira preocupação foi: qual será o nosso diferencial?”, revela Thiago Martins, administrador e sócio, em parceria com a médica ultrassonografista Amanda Grangeiro, também sua companheira de vida. “Oferecer qualidade para um público mais abrangente, com estrutura diferenciada e equipamentos modernos, seria o caminho a ser trilhado”.

Tudo começou quando Thiago, que - em paralelo - é gerente de banco, passou a auxiliar a esposa nos atendimentos que ela fazia em clínicas populares e em cidades do interior como São Lourenço, Gravatá e Bezerros. “Ela tinha um aparelho portátil que colocávamos na mala do carro”, recorda. Enquanto a médica mantinha contato com os pacientes, o administrador observava os locais de atendimento.

“Em todo lugar que chegávamos, eu via os mesmos problemas: estrutura precária e falta de treinamento da equipe no trato com as pessoas”, atesta. “O banco foi uma escola muito importante para mim. Lá, a gente aprende como abordar o cliente da melhor maneira”.

A médica Amanda Grangeiro durante atendimento no consultório da Ultramed - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Como o casal já pensava em investir em algo, surgiu a ideia de abrir a própria clínica, juntando a experiência dele na parte administrativa com a dedicação dela à área de saúde. “O retorno não poderia ser melhor. E não paramos de receber novos pacientes, pois o boca a boca tem funcionando bastante. Muita gente chega à clínica por indicação de outra pessoa”, contam.

Tradição de família

De uma família de médicos - seu pai é obstetra -, dra. Amanda também é ativa nas redes sociais, onde costuma dar dicas para seus seguidores. “Grande parte das perguntas é sobre o período certo para saber o sexo do bebê, que é quando a gestação completa 16 semanas”, comenta ela, que ressalta a importância dos exames de ultrassom ao longo de toda a gravidez.

“Além de poder calcular a idade gestacional, evitando partos prematuros ou pós-termo (quando passa de 42 semanas), o acompanhamento previne complicações como a pré-eclâmpsia, doença que causa restrição de crescimento do feto e provoca pressão alta na gestante”, explica.

A médica ressalta ainda que, fazendo a ultrassonografia regularmente, é possível também evitar a redução do líquido amniótico, que causa sofrimento fetal. A frequência do exame permite ainda investigar a morfologia do bebê, detectando uma eventual má formação ou rastreando alguma síndrome cromossômica.

“Com a evolução da tecnologia, com o uso de imagens em 3D e 4D, a gente consegue hoje ver o rosto do bebê com mais nitidez. Além da questão estética, pois os pais querem logo saber com quem ele vai parecer, o exame pode detectar alguma má formação no rosto”, acentua Dra. Amanda.

Na Ultramed, além de todos os tipos de ultrassom, é possível realizar histerossonografia (que permite observar o interior do útero, possibilitando a identificação de miomas, endometriose ou pólipos), mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre muito outros procedimentos. 
Thiago é só elogios para o trabalho da esposa.

“Vejo no dia a dia a maneira como ela trata os pacientes. Não importa se tem fila, se está cansada, nada disso interfere. Ela conversa com cada um da melhor maneira possível”, orgulha-se. Já dizia o saudoso Raul Seixas, na canção Prelúdio: “Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Amanda e Thiago são a prova irrefutável disso.