Folha Saúde

Evolução sem limites: Unimed Recife oferece infraestrutura em saúde para seus cooperados

A Unimed Recife trabalha para oferecer a melhor infraestrutura em saúde para seus cooperados, com foco na excelência e na evolução

Maria de Lourdes de Araújo, presidente da Unimed RecifeMaria de Lourdes de Araújo, presidente da Unimed Recife - Foto: Divulgação

Oferecer o que de mais moderno existe em termos clínicos tem sido um referencial para a Unimed Recife. Com mais de 50 anos de atividade, ela não para: neste 2022, inaugurou um centro de diagnóstico próprio. “Somos uma empresa que trabalha constantemente para proporcionar o melhor e mais seguro em saúde”, destaca a dra. Maria de Lourdes de Araújo, presidente da Unimed Recife desde 1996.

E é com esse objetivo de aperfeiçoar cada vez mais a cartela de ofertas que o complexo hospitalar criou o Unimed Recife Diagnósticos. Em um só lugar, é possível agora fazer  exames de ultrassom, endoscopia, raio-x, ecocardiograma, colonoscopia, além de ressonância magnética, tomografia, medicina interna e exames do coração. “O centro tem capacidade para realizar em média 9,5 mil exames por mês”, completa a médica.

Hoje em dia, a Unimed Recife já conta com mais de 200 mil clientes em seu plano de saúde. Um número impressionante e que só reforça a relação estreita, e de muita confiança, que a rede tem com os clientes/pacientes. Exatamente por isso que ela investe, continuamente, em uma cadeia própria médico-hospitalar e em serviços de diagnóstico e laboratorial.

Complexo hospitalar

A prova disso é que, em outubro de 2021, quando o país ainda vivia em pleno período de pandemia, foi inaugurado o Complexo Hospitalar Unimed Recife, o CHUR, na Ilha do Leite. Nesse novo espaço, que tem 22 mil metros quadrados de área construída, o foco está nos procedimentos de alta complexidade, como o da cirurgia robótica. E é no piso térreo desse novo empreendimento que o Unimed Recife Diagnósticos foi desenvolvido. Com equipamentos e softwares de última geração, ele conta com uma equipe de radiologistas dividida nas seguintes áreas: neurologia, medicina interna e músculo esquelético. “Estamos sempre atentos ao que surge de novo em tecnologia para colocar à disposição dos nossos cooperados e beneficiários”, pontua dra. Maria de Lourdes.

Vale destacar que a preocupação em oferecer sempre o melhor trouxe para a unidade equipamentos de última geração. Entre eles, dois são destinados à tomografia – um aparelho de 64 canais com 218 cortes Go Top e outro de 32 canais com 64 cortes Go Up. Não por acaso, todos esses investimentos ao longo dos anos renderam à instituição o certificado de Hospital Digital – Nível 7, concedido pela maior associação de Informática em Saúde do mundo, a Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS).

Consultórios e laboratórios

E a Unimed Recife Diagnósticos não foi a única novidade em 2022. Os usuários do plano de saúde da Unimed Recife também passaram a contar com o Centro de Profissionais de Saúde, que ocupa o espaço ao lado do Hospital Geral Materno Infantil, o HGMI, na praça Chora Menino, também na Ilha do Leite. Lá, funcionam nove consultórios com cinco especialidades: psicologia, nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia pélvica.

Além do HGMI, a Unimed Recife oferece ainda o LABUni, uma rede própria de laboratórios, com unidades na própria Ilha do Leite e em Boa Viagem, Derby, Parnamirim e Paissandu, para exames de bioquímica, hormônio, parasitológico, urinálise, entre outros. Já a UniAME (também no Paissandu) atua na orientação e estímulo à prática da amamentação e aleitamento materno, contando com novo espaço com instalações mais modernas e o atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicólogas e fonoaudiólogas para o atendimento às mães lactantes e à família.

Novo centro de diagnóstico por imagemNovo centro de diagnóstico por imagem - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

E mais: a Unimed Recife reformou e entregou o novo prédio da Emergência 24h em Olinda. Com um investimento orçado em R$ 2,5 milhões, a unidade foi totalmente reestruturada. Com o novo desenho, passou a funcionar 24h, com exames de imagem e serviço de cardiologia, somado às demais especialidades já oferecidas, como clínica médica, pediatria e ortopedia. 

Cirurgias robóticas

Já o Complexo Hospitalar Unimed Recife oferece os serviços de internamentos cirúrgicos e oncológicos, centro de infusão e consultórios especializados, tudo com uma moderna estrutura e equipamentos de última geração, como o robô Da Vinci para cirurgia robótica. O CHUR é formado por duas torres no coração do polo médico da cidade, e possui 20 leitos de UTI, sendo dois de isolamento, 90 leitos de enfermaria, 90 apartamentos (sendo cinco de isolamento) e seis apartamentos de transplante de medula óssea (sendo um para isolamento).

“A Unimed Recife é hoje, a única operadora de saúde suplementar essencialmente pernambucana em atividade no Recife. São 51 anos de atuação e cuidado com o nosso cliente”, reforça dra. Maria de Lourdes de Araújo. “Temos uma relação de profundo respeito com o recifense e com a cidade do Recife e outros municípios que compõem a nossa região metropolitana. Nossa contribuição com a cidade não se limita ao cuidado com a saúde do nosso cliente. Somos, há anos, um dos maiores pagadores de impostos do nosso município”.

E a palavra de ordem na gestão da dra. Maria de Lourdes de Araújo é mesmo crescimento. “Trabalhamos constantemente para oferecer um melhor mercado de trabalho aos nossos cooperados. Por isso, investimos tanto em nossas unidades próprias, para que ele tenha a melhor infraestrutura à sua disposição para atender aos seus pacientes. Além disso, nosso foco é sempre oferecer cuidado de excelência aos nossos beneficiários, por isso a nossa evolução é ininterrupta”, conclui a médica.