Olimpíadas

A cem dias dos Jogos, COB define protocolos médicos e anuncia enxugamento da delegação

Com 200 vagas confirmadas, Time Brasil está classificado em 25 modalidades

Testagem dos atletasTestagem dos atletas - Foto: Divulgação/COB

A 100 dias do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) entra de vez na reta final de preparação e anunciou uma sére de medidas restritivas e de prevenção à Covid-19. De acordo com o COB, todo o planejamento – esportivo, operacional e de proteção à saúde – precisou ser revisto e adaptado à nova realidade global. Entre as principais mudanças está um considerável enxugamento da delegação que viajará ao país-sede. 

O comitê anunciou a redução da delegação brasileira, com o cancelamento de três programas: Vivência Olímpica (que levava jovens atletas aos jogos para uma imersão no ambiente) Família Olímpica e Embaixadores, programa que incentivava a presença de atletas mais experientes entre o grupo. Além disso, a entidade vetou a viagem de parte dos presidentes das confederações esportivas com a delegação. 

Segundo a determinação do COB, será obrigatória a realização obrigatória de exames clínicos e laboratoriais antes do embarque ao Japão e haverão restrições a oficiais que integrem os grupos de risco. 

 



Outra medida tomada pelo Comité é acriação de uma comissão médica, com a presença de infectologistas, que discutirá questões relativas ao coronavírus e definirá os protocolos a serem adotados em Tóquio. A comissão é liderada por Ana Carolina Côrte, coordenadora médica do COB, e outros três profissionais: Felipe Hardt, médico do esporte; Ho Yeh Li, coordenadora de moléstias infecciosas do Hospital das Clínicas, em São Paulo; e Beatriz Perondi, coordenadora de atendimento a situações extremas no mesmo hospital, na capital paulista.
 

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter