Esportes

A chance do Santa se redimir: vale classificação e premiação

Santa Cruz junta os cacos após baque na Série C para tentar superar ABC, nesta terça-feira, pela Copa do Nordeste, na base do repouso e diálogo

Lances de Santa Cruz 0 x 0 ABC/RN, na Arena de Pernambuco, pela Série CLances de Santa Cruz 0 x 0 ABC/RN, na Arena de Pernambuco, pela Série C - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A derrota de virada para o Botafogo/PB por 3x2, dentro de casa, pela sexta rodada do Grupo A da Série C, foi um duro golpe. Após perder as invencibilidades no Brasileiro e como mandante na temporada, o Santa Cruz vira a chave para a Copa do Nordeste. Reencontra o ABC/RN, nesta terça-feira, às 19h, no estádio do Arruda, em confronto válido pelo jogo de volta das quartas de final. Além de valer vaga nas semifinais, o vencedor da decisão ganha uma cota de R$ 550 mil. A premiação gorda dá ânimo. O revés pelo placar de 1x0 na partida de ida, no Frasqueirão, em Natal, obriga os pernambucanos a vencerem por dois de diferença, enquanto os potiguares têm a vantagem do empate. Em caso de 1x0 para os tricolores, a classificação vai ser disputada nos pênaltis.

“Ficamos tristes com o tropeço diante da torcida, mas procuramos esquecer. Claro que a derrota foi dolorosa. Agora esperamos fazer um grande jogo contra o ABC. Temos que jogar com paciência e tranquilidade. O adversário deve jogar fechado e precisamos fazer gols para se classificar. A pressão existe sempre. Então, o equilíbrio é muito importante para que possamos ter um bom rendimento”, declarou o atacante Robinho, artilheiro do Santa Cruz na temporada, com seis gols, e titular nas 25 partidas disputadas no ano.

Santa e ABC/RN se conhecem muito bem porque se enfrentaram duas vezes seguidas recentemente. A primeira delas foi justamente na estreia do técnico PC Gusmão no comando coral. Na ocasião, as equipes não saíram do 0x0, na Arena de Pernambuco, pela terceira rodada da Terceira Divisão. Com um intervalo de apenas três dias, um novo duelo foi realizado, mas pelo primeiro jogo do mata-mata do torneio da Copa do Nordeste, no Rio Grande do Norte, em 2 de maio. Agora, os adversários têm o terceiro embate em menos de um mês.

Ainda abatido pelo tropeço em casa, o elenco trabalha o lado psicológico antes de voltar a campo. Com o alerta ligado no Arruda, os jogadores juntam os cacos para superar o cansaço, além da falta de tempo para treinar. A reapresentação do grupo aconteceu no último domingo. Na segunda-feira, pela manhã, a curta preparação para pegar o ABC/RN foi finalizada. Ou seja, Paulo César Gusmão só teve um dia de trabalho, mas sequer contou com todos os seus comandados. Os titulares fizeram um regenerativo na academia do clube, enquanto o restante do grupo realizou uma atividade técnica e física no campo. Além do repouso, a conversa foi uma das estratégias.

Para o goleiro Ricardo Ernesto, substituto imediato do camisa 1 Tiago Machowski, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o fato de o time não ter realizado um treino tático não atrapalha. “A falta de treinamentos não prejudica porque a gente sabe o que fazer dentro de campo. Estamos preparados pelo grande número de jogos que fizemos na temporada. Se fosse lá atrás, poderia até ser ruim. A equipe vem jogando junta há tempo. Agora o repouso é o mais importante. Um dia a menos ou a mais de treino não faz diferença", comentou o arqueiro reserva.

Preparação

Além do goleiro Tiago Machowski, que cumpre suspensão automática, o lateral-esquerdo Allan Vieira, o meio-campista Maicon Assis e o atacante Halef Pitbull ficam fora porque não estão inscritos no Nordestão. O zagueiro Danny Morais também desfalca o Santa pelo terceiro jogo seguido. O capitão voltou a treinar com o elenco após passar por uma cirurgia na face (fratura no nariz), mas ainda não foi liberado para jogar.

Apesar dos problemas, o treinador Paulo César Gusmão pode contar com o lateral-direito Mailton, liberado da transição física depois de se recuperar da lesão no adutor da coxa direita, e o atacante Fabinho Alves, livre de conjuntivite. Ambos voltaram a treinar com o grupo e estão à disposição após dois jogos seguidos sem atuar. 

Leia também: 

Após fracassos em mata-matas no ano, Santa tem nova decisão  

Santa e ABC partem para o tudo ou nada em novo reencontro 

Santa luta contra abatimento e aposta em conversa e descanso 

Santa ganha reforços, mas tem desfalques para pegar ABC 

Ricardo Ernesto prefere evitar pênaltis na decisão  

FICHA DE JOGO

Santa Cruz

Ricardo Ernesto; Vítor, Augusto Silva, Sandoval e Henrique Ávila; Charles, Carlinhos Paraíba e Geovani (Arthur Rezende); Robinho, Robert e Fabinho Alves. Técnico: Paulo César Gusmão.

ABC/RN

Rodrigo Carvalho, Arez, Tonhão, Danrlei e Igor; Anderson Pedra, Felipe Guedes e Marcos Júnior; Higor Leite, Luan e Leandrão. Técnico: Ranielle Ribeiro.

Local: estádio do Arruda (Recife/PE)

Horário: 19h. Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL) Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araujo e Rondinelle dos Santos Tavares (ambos de AL). Transmissão TV: Esporte Interativo

Veja também

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira
Sport

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação
Futebol

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação

Newsletter