Esportes

A eterna luta das jogadoras da Bósnia no futebol

Atletas sofrem com dificuldades de aceitação no esporte feminino do país e precisam se esquivar dos preconceitos

Seleção de futebol feminino da bósniaSeleção de futebol feminino da bósnia - Foto: ELVIS BARUKCIC / AFP

Em três anos as jogadoras do clube Emina de Mostar conseguiram construir uma das melhores equipe da Bósnia em uma sociedade com tradições enraizadas. Elas têm experiência em driblar rivais, mas também em esquivar dos preconceitos. "Agora, estou nem aí. Eu escolhi meu amor pelo futebol", declara Irena Bjelica, de 24 anos.

A defensora montenegrina conta como teve que superar os tabus da sociedade, além das próprias inseguranças. "Todos em minha volta eram contra. Minha mãe queria que eu fosse bailarina ou modelo. Somente meu avô me apoiava, me levava escondida aos treinos", lembra.

Irena também admite que se perguntou no passado muitas vezes se poderia encontrar um namorado que aceitasse essa paixão pelo futebol. A Bósnia é um país onde o futebol feminino ainda tem muito a conquistar e evoluir. O país dos Bálcãs conta com 1.264 jogadoras federadas. Nos homens, são 41.625. Para as meninas, há 31 clubes federados, que devem em grande parte sua existência a verdeiros fãs como Sevda Becirovic Tojaga e seu marido Zijo, de 56 e 57 anos, respectivamente.

Sevda, uma farmacêutica de Mostar, explica que o primeiro passo do clube Emina foi dado em maio de 2016, quando assistia pela televisão a um jogo de seleções do futebol feminino. Ela lembra que, nesse dia, chamou o marido e propôs criar um clube para dar o troco nos meninos que olhavam para as jogadoras "com maus olhos" e que as chamavam de "lésbicas" somente por jogarem futebol.

Zijo, ex-jogador e técnico do tradicional Velez Mostar, trabalhava na época como treinador das goleiras da seleção juvenil da Bósnia e já acreditava que o futebol "não era exclusivamente masculino".

Uma família

O casal batizou o clube com o nome de um poema do escritor de Mostar Aleksa Santic. Contratou jogadoras e hospedou algumas em sua casa perto de Mostar, inclusive fazendo um buraco na parede da sala para ampliar o espaço.

Neste país balcânico com fortes divisões entre as comunidades que o compõe, as jogadoras da equipe são bósnias (muçulmanas), sérvias (ortodoxas) ou croatas (católicas), algo que dificulta a captação de recursos com administrações ligadas a uma ou outra comunidade. Os 200 euros mensais pagos a cada jogadora vêm do patrocínio dos donos da farmácia na qual trabalha Sveda. "Buscamos qualidade. O fato das jogadoras serem muçulmanas, católicas ou ortodoxas não tem importância alguma", afirma Zijo Tojaga.

"Nosso clube é prova que a crença em uma religião não é um obstáculo. O que importa é o ser humano, seu comportamento", confirma a jogadora Dragica Denda, de 28 anos e sérvia de Trebinje (sudeste).

A equipe foi subindo degraus rapidamente e, nesta temporada, aparece na parte de cima da tabela da primeira divisão, atrás apenas do SFK 2000, da capital Sarajevo. As melhores jogadoras são chamadas para a seleção nacional, embora as partidas internacionais sejam disputadas para públicos de apenas uma centena de espectadores.

Passo a passo

Em um documentário de 2014 da emissora Al Jazeera Balkans, nomes importantes do futebol masculino do país, como Safet Susic ou Ivica Osim deram seu apoio às atletas femininas, mas outros não escondiam seus preconceitos sexistas. "As mulheres vão virando homens e os homens vão virando mulheres", lamentava o comentarista esportivo Milojko Pantic.

"Se pudesse, faria isso desaparecer", criticava Dusan Savic, ex-jogador iugoslavo, ao falar do futebol feminino. O ex-técnico croata Ciro Blazevic admitia já ter visto mulheres jogando um futebol "maravilhoso", mas não conseguiu esconder o paternalismo. "Amo tanto as mulheres, tenho tanto respeito por elas que tenho medo de que possam se machucar. Elas estão aí para serem admiradas, para estarem em uma vitrine, para serem mimadas e protegidas, não para serem machucadas", afirmava.

Leia também:
Melhor do mundo, Marta chora ao lembrar preconceito
Futebol feminino passa por dificuldades na Argentina
"Title IX": o segredo do futebol feminino americano


Apesar dessas declarações, a atacante Minela Gacanica (19 anos) acredita que as coisas mudaram. Quando começou a jogar em seu primeiro clube, aos 12 anos, os garotos a ignoravam e as outras meninas "só queriam saber de bonecas".

"Todo mundo nos condenava, porém, quando os espectadores assistem uma vez, compreendem que às vezes é até melhor que um jogo masculino". O Emina se prepara para ser integrado ao Velez. Todos os clubes profissionais são obrigados a ter também uma equipe feminina por ordem da Uefa.

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter