Abertura com novidades nos Jogos Escolares

Evento reuniu cerca de 2 mil estudantes no Teatro Guararapes. Atletas e técnicos que se destacarem terão premiação específica

Abertura dos Jogos Escolares de Pernambuco 2017Abertura dos Jogos Escolares de Pernambuco 2017 - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Uma verdadeira confraternização esportiva com muita música, frevo e apresentações de teatro. Assim foi a cerimônia de abertura da 58ª edição da maior competição interescolar do Estado, os Jogos Escolares de Pernambuco - JEPs 2017.

Com o tema “Somos Todos Pernambuco”, o evento realizado na tarde de ontem, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, contou com a participação de cerca de 2.000 atletas de escolas públicas e privadas, além da presença do homenageado desta edição, o ex-jogador da seleção brasileira de voleibol e campeão olímpico em Barcelona-1992, Marcelo Negrão, que foi responsável por um dos momentos mais esperados pelo jovens, o acendimento da pira.

Entre as novidades anunciadas na solenidade, está a “modalidade apresentação” deste ano, o futevôlei. Além disso, a jogadora destaque do basquete na categoria infantil (15 a 17 anos) e o melhor técnico terão a oportunidade de participar de um período de treinamentos na equipe pernambucana Uninassau, finalista da Liga de Basquete Feminino (LBF) sob o comando do técnico Roberto Dornelas. No final do ano também será realizada uma premiação específica para os atletas e técnicos participantes da competição.

“Participar da abertura dos Jogos Escolares de Pernambuco é o começo para toda criança que tem o sonho de um dia se tornar um atleta profissional e de repente trilhar um caminho no esporte. O meu foi o voleibol, mas independente da modalidade é o começo de tudo, é o início em que você faz grandes amizades, aqui eu pude rever grandes amigos que fiz há 30 anos, que estavam comigo na época dos JEPs. É a primeira competição importante, isso vai marcar pro resto da vida deles. Quando me veio o convite é claro que eu aceitei porque eu sei o tamanho da importância que é participar dos Jogos Escolares”, afirmou Marcelo Negrão.

A cerimônia, dirigida pelo professor e dramaturgo Robson Teles, teve início com a entrada das delegações, seguida das apresentações teatrais, musicais e de dança voltadas para a cultura pernambucana. O juramento do atleta foi feito pelo mesatenista do colégio Equipe, do Recife, Gustavo Carvalho, de 14 anos. “Eu já participei dos Jogos Escolares de Pernambuco e ganhei. Fui pros Jogos da Juventude tive uma lesão lá, mas mesmo assim consegui o terceiro lugar por equipes e o segundo em duplas. Muita gente que joga os JEPs acaba tendo uma carreira que deslancha, é muito importante porque muitas vezes os resultados conquistados aqui faz você chegar longe”, disse Gustavo.

Os Jogos deste ano continuam com o mesmo modelo dos anteriores com fases municipais, regionais e estaduais. As disputas começam neste mês e terminam em dezembro, com a final do futebol na categoria infantil na Arena de Pernambuco. Os campeões dos Jogos Mirim e Infantil das modalidades coletivas e individuais vão representar Pernambuco na fase nacional da competição, os Jogos Escolares da Juventude, com data marcada para setembro, em Curitiba/PR, e novembro, em Brasília/DF.

“Este é o maior evento esportivo educacional do Estado, são 60 mil alunos-atletas disputando 17 modalidades esportivas, é o esporte e a educação caminhando juntos para que a gente venha a ter um esporte melhor, com mais disciplina. Vitórias são celebradas através da prática esportiva e o esporte pernambucano tem dado importantes saltos. Através dos JEPs os destaques participam do “Ganhe o Mundo Esportivo” e isso tem proporcionado para vários jovens a realização de sonhos. Que possamos ter através desses atletas, grandes vencedores e sobretudo grandes cidadãos”, ressaltou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Veja também

Hélio elogia força do lado direito em vitória
Futebol

Hélio elogia força do lado direito em vitória

Náutico goleia Oeste por 4x1, nos Aflitos, e se distancia do Z4
Futebol

Náutico goleia Oeste por 4x1, nos Aflitos, e se distancia do Z4