FUTEBOL

Ademir Menezes, pernambucano artilheiro de Copa do Mundo, completaria 100 anos nesta segunda (08)

Revelado no Sport, o "Queixada" foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1950

Homenagem do Sport para Ademir MenezesHomenagem do Sport para Ademir Menezes - Foto: Divulgação/Sport

Leia também

• Xavi revela sondagem da CBF para assumir Seleção após Copa do Mundo

• Campanha parecida com de últimas quedas faz Sport ver chance de descenso aumentar

• Jean recebe proposta de mais de R$ 1 milhão de clube do Irã

Um dos grandes nomes do futebol brasileiro no século passado, Ademir Menezes completaria 100 nesta segunda-feira (8). Natural de Recife, o atacante foi revelado pelo Sport, onde iniciou e encerrou a carreira, possuindo sua memória eternizada por uma estátua localizada na Ilha do Retiro. 

Com a camisa da Seleção Brasileira, o “Queixada”, como também era conhecido, escreveu seu nome da história do futebol, durante a Copa do Mundo de 1950. Na primeira Copa disputada no Brasil, o grande astro dos donos da casa era pernambucano e se mostrou parte do “povo coberto de glória”, como diz o hino do estado. 

Ademir terminou o torneio como artilheiro isolado, com nove gols, sendo até os dias de hoje, o jogador que mais balançou as redes em uma edição de Copa do Mundo pela Seleção. Também se sagrou como jogador com mais participações diretas em gols em uma Copa, quando se somam suas seis assistências na competição . 

Pelo Sport, estreou profissionalmente em 1938, com 17 anos, já conquistando seu primeiro título do Campeonato Pernambucano. Ademir também venceu o estadual nos anos de 1941 e 1942, antes de partir rumo ao Rio de Janeiro para vestir as camisas de Vasco e Fluminense. Antes de encerrar sua carreira, o “Queixada”, retornou à Ilha do Retiro e vestiu a camisa do Sport pela última vez em 1957, quando se aposentou dos gramados. 

Por incrível que pareça, este não foi o único artilheiro de Copa do Mundo revelado pelo Leão. Em 1962, a competição contou com seis artilheiros, sendo um deles o atacante Vavá, lançado no futebol pelo rubro-negro. O Rubro-negro é o único clube no mundo a revelar dois artilheiros de Copas. 

Veja também

Torcida faz festa no Ibirapuera, mas Bia Haddad abre duelo com Alemanha com derrota
Tênis

Torcida faz festa no Ibirapuera, mas Bia Haddad abre duelo com Alemanha com derrota

CBF desmembra tabela e Náutico conhece datas e horários de oito primeiros jogos da Série C; confira
Náutico

CBF desmembra tabela e Náutico conhece datas e horários de oito primeiros jogos da Série C; confira

Newsletter